Maceió

Comerciantes do Centro de Maceió fazem protesto exigindo reordenação do local

A manifestação seguirá durante o dia

Por 7Segundos 03/11/2021 08h08 - Atualizado em 03/11/2021 12h12
Comerciantes do Centro de Maceió fazem protesto exigindo reordenação do local
Comerciantes no Calçadão do Centro - Foto: Elenilda Oliveira/ 7Segundos

Na manhã desta quarta-feira (03), os comerciantes do Centro de Maceió iniciaram um protesto exigindo o reordenamento do local. A manifestação seguirá durante o dia.

A presidente da Aliança Comercial, Andreia Geraldo, ressaltou que o ato não é contra os ambulantes e sim um pedido ao Poder Público que cuidado do ordenamento do Centro, além de buscar fortalecer o setor. O protesto também é contra o projeto de Lei (PL), que tramita na Câmara de Maceió, denominado Faixa-Amarela.

Segundo a presidente, com a pandemia o comércio informal cresceu e a Prefeitura de Maceió se eximiu da responsabilidade de cuidar e organizar o centro da cidade.

O Presidente da Associação dos Camelôs, Rosivaldo Moura, afirmou que falta uma responsabilidade da gestão municipal em catalogar a quantidade de ambulantes, visto que o número de comerciantes do tipo só aumenta a cada dia e que não há um limite.

Além disso, Rosivaldo disse que a PL não é detalhada e deixa incertezas de onde os camelôs irão ficar. O Presidente ressalta a importância do protesto pela busca de qualidade do local trabalho dos comerciantes informais.

Os protestantes de todo setor produtivo foram de preto representando o luto que os trabalhadores estão sentindo em relação como estão sendo tratados pelas autoridades políticas.

Sobre o projeto

De autoria do vereador delegado Fábio Costa, o objetivo do PL é legalizar e dar dignidade para tantas famílias que tiram o seu sustento do comércio informal. A ideia é demarcar as áreas em que os ambulantes podem atuar, evitando assim acidentes e dando mais comodidade para pedestres e comerciantes.

"A Faixa Amarela vai dar dignidade para os comerciantes informais em vias públicas de Maceió e levar organização para essa atividade, além de proporcionar mais segurança aos trabalhadores e clientes. Pessoas mal intencionadas não terão espaço para se infiltrar entre aqueles que trabalham de maneira honrada para levar o sustento para suas famílias.É urgente reconhecer o trabalho dessas pessoas e levar harmonia entre os lojistas, ambulantes e pedestres, garantindo a segurança e dignidade de todos", diz outro trecho da nota.