Maceió

Fábio Costa rebate Chico Filho e comenta sobre reordenação do Centro de Maceió

O vereador defendeu seu Projeto de Lei, que prevê uma demarcação para separar ambulantes de comerciantes

Por 7Segundos com Na Mira da Notícia 04/11/2021 20h08 - Atualizado em 04/11/2021 20h08
Fábio Costa rebate Chico Filho e comenta sobre reordenação do Centro de Maceió
Vereador e delegado Fábio Costa concedendo entrevista ao radialista Ângelo Farias - Foto: 7Segundos/Na Mira da Notícia

A discussão sobre o reordenamento do Centro de Maceió vem acontecendo há meses, mas até o momento nenhuma medida definitiva para resolver o problema foi tomada. No programa Na Mira da Notícia, o vereador delegado Fábio Costa (PSB) comentou sobre o assunto e rebateu as afirmações feitas por seu colega de Parlamento, o vereador Chico Filho (MDB), sobre seu Projeto de Lei (PL) que prevê uma demarcação de espaço separando ambulantes de comerciantes.

Costa diz acreditar que encontrar uma solução, que garantirá dignidade aos trabalhadores, para esta antiga questão é possível. "Pode acontecer e é isso o que nós propomos", disse ele se referindo ao PL que propôs à Câmara Municipal.

Leia mais: Comerciantes do Centro de Maceió fazem protesto exigindo reordenação do local

Leia mais: Ambulantes x comerciantes: o que está em jogo no reordenamento do Centro

O convidado pontua que, ao contrário do que muitos falam, "na verdade, os ambulantes não estão invadindo. O Centro de Maceió pertence à população".

"O que nós estamos propondo é justamente levar uma compatibilização de convivência harmônica entre os ambulantes e os comerciantes formais. (...) Nós estamos propondo que haja ordenamento, respeito e distância em relação às lojas, um distanciamento entre os ambulantes, o cadastro, um acompanhamento, uma padronização, saber de onde essas pessoas estão vindo, quem é que tem algum tipo de comércio para que também não se repita, de repente o indivíduo tem mais de uma banca", disse.

Alguns dos comerciantes pedem a expulsão dos ambulantes e Fábio Costa diz não apoiar esta medida. "O que alguns querem é expulsar os ambulantes do Centro de Maceió e isso eu entendo que não é possível", acrescentou.

Afirmações do vereador Chico Filho

Quando questionado sobre as falas de seu colega de Parlamento, o vereador Chico Filho, que criticou o PL proposto por Fábio Costa dizendo que 'pintar faixas não iria resolver o problema, o delegado rebateu: "Na verdade querem criar uma narrativa de que o PL de repente é inviável. O Chico é o nosso colega que respeitamos muito, que temos uma afinidade, uma amizade, um respeito, mas o Chico fala abertamente que defende os empresários do Centro de Maceió, então, na minha opinião, ele naturalmente irá defender esses interesses".

Fábio Costa ainda afirma que, diferente de Chico, não defende interesses de um grupo específico. "Eu, particularmente, não tenho um segmento específico. Eu fui eleito para defender todos os cidadãos maceioenses", reiterou.

"Quando colocamos a nomenclatura do PL de 'Faixa Amarela' é porque se pensa em criar um espaço delimitado, aonde os ambulantes possam ficar, ou seja, levar organização dessa forma. (...) Eu acho que todo mundo irá sair ganhando, afinal de contas, todos estão ali porque querem levar sustento para suas famílias, seja no comércio formal ou no comércio informal", justificou.

Leia mais: 'Falta interesse político', diz Chico Filho sobre reordenamento do Centro de Maceió

Revitalização do Centro de Maceió

"Já há uma ordem de serviço assinada pelo prefeito [JHC] para que ocorra essa revitalização no Centro de Maceió. E esse PL 'Faixa Amarela' vêm em um bom momento, justamente para que não haja bagunça. Eu não sou a favor de bagunça no centro ou em qualquer lugar, ainda mais pela nossa origem, sou delegado de polícia e gosto de ordem, gosto de lei. O que a gente quer é isso, é organização. Agora, essa organização não pode vir expulsando os ambulantes", disse.

Leia mais: Secretário se reúne com ambulantes para discutir ordenamento no Centro