Cultura

Projeto voltado para Malungos e Erês chega a União dos Palmares

Ação acontece nos dias 17, 18 e 19 de novembro

Por Assessoria 06/11/2021 15h03 - Atualizado em 06/11/2021 15h03
Projeto voltado para Malungos e Erês chega a União dos Palmares
Projeto voltado para Malungos e Erês chega a União dos Palmares - Foto: Assessoria

O projeto Vamos Subir a Serra chega a seus 5ª edição levando a União dos Palmares a ação "Malungos e Erês abraçando Palmares- vivência e pertencimento na Serra da Barriga". A ação acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro, com uma programação intensa e a ação inédita de duas projeções mapeadas (Narrativas em Movimento na Serra) que acontecerão no Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Esta será a primeira vez que o Parque receberá a tecnologia voltada para a exposição de imagens 3D sobre a superfície. E, desta vez, as imagens e luzes serão projetadas sobre paisagens e edificações simbólicas do único parque temático sobre cultura negra do país.

A ação na Serra da Barriga é voltada, no dia 17, para os Malungos, que são os companheiros de luta, e no dia 18 para os Erês, crianças e adolescentes das escolas públicas de União dos Palmares e de escolas indígenas da aldeia Wassu Cocal.

“Malungos e Erês abraçando Palmares será um verdadeiro momento de aquilombamento contemporâneo representativo, reunindo no Solo Sagrado da Liberdade, ativistas, gestores, educadores, estudantes, artistas, religiosos, capoeiristas, quilombolas, indígenas, ciganos e visitantes em geral, para, em dois dias, envolver a todos através dos momentos de completa interatividade”, expõe o coordenador-adjunto e fundador do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, Helcias Pereira.

Dentre outras ações que ocorrerão na Serra da Barriga estão o Palmares in loco, apresentações culturais, palestras sobre Africanidades e de educação antirracista com historiadores e representantes quilombolas, do povo indígena e cigano; além de oficinas e aulão de capoeiras, dentre outras atividades.

“O público convidado e os demais visitantes que forem ao Parque nesses dois dias certamente voltarão para seus destinos impactados positivamente, refletindo e redirecionando seus olhares a partir da Saga Palmarina e do legado que ainda se faz presente entre nós no compromisso pela luta contra o racismo e pela promoção da igualdade racial vigente ainda mais na atual conjuntura em que vivemos”, complementa Helcias.

Foto: Assessoria

No dia 19 o projeto encerra sua 5ª edição com o giro cultural Palmares na praça Basiliano Sarmento com a exibição do longa alagoano Cavalo e apresentações culturais.

O público pode acompanhar a programação no Instagram do projeto @vamossubiraserra e pelo Tiktok.

O Vamos Subir a Serra é um evento realizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, entidade do movimento negro de Alagoas, vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs).

Para viabilizar a realização, o projeto conta com diversas parcerias, patrocínios e apoios como emendas parlamentares dos deputados federais Pedro Vilela e Tereza Nelma e do Senador Rodrigo Cunha, executadas via Fundação Cultural Palmares SNPIR e Prefeitura de Maceió, através da Fmac; Sebrae, Sesc, Senac, Prefeitura de União dos Palmares via secretarias de Turismo e Cultura, e parceria institucional do TikTok.

“Tudo isso será um marco importante para mantermos firmes nossos objetivos, em promover cada vez mais, projetos agregadores como o já consolidado Projeto Vamos Subir a Serra”, finaliza Helcias Pereira.