Meio ambiente

IMA impede atividades da Braskem após tremor nos solos em bairros afetados

Durante a inspeção, foi notificado que um britador teria causado o tremor e foi exigido que o mesmo fosse retirado do local

Por 7Segundos 11/11/2021 08h08 - Atualizado em 11/11/2021 08h08
IMA impede atividades da Braskem após tremor nos solos em bairros afetados
Bairro do Pinheiro - Foto: Marco Antonio/Secom Maceió

O IMA (Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas) embargou as atividades da Braskem após um abalo no solo ser registrado, no último dia 5 deste mês.

O instituto realizou uma fiscalização, nesta quarta-feira (10), nos bairros do Mutange, Bom Parto e Pinheiro e afirmou que o embargo só será retirado quando a empresa comprovar que não possui mais riscos.

Durante a inspeção, foi notificado que um britador teria causado o tremor e foi exigido que o mesmo fosse retirado do local.

Em nota a empresa mineradora afirmou que já havia paralisado as atividades nos bairros. Confira a nota na íntegra:

"A medida foi adotada de forma preventiva, imediatamente após o registro do microssismo. A empresa segue realizando análises que têm por objetivo aprofundar o entendimento sobre o evento e a previsão é que os trabalhos de campo sejam concluídos até o final da semana.

Com relação à paralisação preventiva das atividades previstas para acontecer no canteiro operacional montado no bairro do Pinheiro, em área distinta ao local onde ocorreu o microssismo, a Braskem esclarece que tais atividades ainda não foram iniciadas. O canteiro foi montado para que uma empresa contratada faça a britagem de materiais de demolições futuras de imóveis desocupados, conforme previsto em acordos com as autoridades, mas as obras ainda estão em fase de testes e licenciamentos.

A Braskem continuará prestando os esclarecimentos necessários às autoridades competentes".