Economia

Mais de 58 mil maceioenses estão inadimplentes, aponta pesquisa

O cartão de crédito permanece de forma quase absoluta como o principal fator gerador de dívidas

Por 7Segundos com Assessoria 11/11/2021 14h02 - Atualizado em 11/11/2021 15h03
Mais de 58 mil maceioenses estão inadimplentes, aponta pesquisa
Calçadão do Centro de Maceió - Foto: Fecomércio AL

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), para Maceió, demonstra que após um crescimento médio de 3,4%, de maio a setembro, o volume de pessoas com dívidas caiu 1,26%, em outubro. Os dados do levantamento realizado em parceria pelo Instituto Fecomércio AL e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam, ainda, que o volume de inadimplentes seguiu esse movimento e recuou de 58.841 (setembro) para 58.477 (outubro) pessoas com dívidas em atraso. Em termos técnicos, essas pequenas variações são consideradas estagnação.

Um dos fatores para este desempenho é a recente alta de juros e a consequente diminuição de concessões de créditos pessoais, segundo explica Victor Hortencio, assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL).

O cartão de crédito permanece de forma quase absoluta como o principal fator gerador de dívidas dos consumidores da capital, pois 99% das famílias que possuem dívidas fizeram uso desse recurso para adquirir bens e serviços. “Esse percentual está 1% ainda maior do que os 98,2% de setembro e mantém o maceioense fora da curva quando se refere  ao uso do cartão de crédito, já que a média das outras capitais é de 84,9%, segundo a CNC”, observa o economista.

Como é possível se endividar com mais de um meio financeiro, o carnê  ocupou a segunda posição com 25,3% da preferência; um aumento de 11,94%  comparado aos 22,6% a setembro, indicando um possível reflexo da alta  dos juros, já que os carnês surgem como alternativa ao crédito pessoal.