Maceió

Estação de Tratamento do Catolé começa a ser afetada por rachaduras

A estação é localizada em Bebedouro, bairro afetado pela mineração da Braskem

Por 7Segundos com TV Gazeta 17/11/2021 09h09 - Atualizado em 17/11/2021 15h03
Estação de Tratamento do Catolé começa a ser afetada por rachaduras
Estação de Tratamento de Água (ETA) Cardoso, em Maceió - Foto: Ascom Casal

A Estação de Tratamento de Água do Sistema Catolé-Cardoso (ETA Cardoso), que abastece 11 bairros de Maceió, irá precisar passar por reformar, após a estrutura do local apresentar rachaduras. A estação é localizada em Bebedouro, bairro afetado pela mineração da Braskem.

Segundo informações da CASAL, as rachaduras, nos três tanques, apareceram há dois anos e estão piorando. O sistema, o mais antigo de Maceió, abastece os bairros de: Bebedouro, Chã de Bebedouro, Bom Parto, Mutange, Centro, Cambona, Prado, Trapiche da Barra, Levada, Ponta Grossa e Pontal da Barra.

"A Braskem não incluiu a estação na área de risco", segundo o Presidente da Casal, Clécio Falcão. "Já foi solicitado a Defesa Civil de Maceió que a área do ETA Cardoso seja incluída e não há possibilidade de faltar água nos bairros abastecidos pela estação".

Em nota a empresa mineradora falou que assinou um termo para prestação de apoio técnico. Já a Defesa Civil afirmou que a área não foi incluída no mapa de risco, feito em dezembro de 2020, pois não encontrou, na época, nenhum indicio que o local estava sendo afetado.