Política

Pesquisa mostra que Collor tem a maior rejeição para Governo e Senado, em Arapiraca

Dados são de amostra coletada entre os dias 22 e 23 de dezembro pela Global 3 Soluções e Pesquisas

Por Berg Morais 28/12/2021 16h04
Pesquisa mostra que Collor tem a maior rejeição para Governo e Senado, em Arapiraca
Fernando Collor de Mello - Foto: © Reuters

A última pesquisa registrada feita pela Global 3 Soluções e Pesquisas, divulgada nessa segunda-feira (27) pelo portal 7Segundos, trouxe uma informação relevante ou talvez preocupante para o Senador Fernando Collor (PROS). Ele aparece com o maior índice de rejeição para o Governo de Alagoas e Senado, em Arapiraca.

Apesar de já ter informado que será candidato à reeleição, Collor é apontado pelos eleitores arapiraquenses como opção para o Governo. No entanto, o percentual que seria positivo é neutralizado pelo alto índice de rejeição do ex-presidente da República.

Quando os eleitores foram perguntados “em qual candidato (a) a governador (a), o senhor (a) não votaria de jeito nenhum?”, Collor foi o mais votado, com 27,4%. Em seguida, Paulo Dantas (8,8%), Rodrigo Cunha (6,8%), JHC (3,3%), Jó Pereira (3%), Renato Filho do Pilar (1,1%), não votaria em nenhum dos citados (14,4%), não sabe/não respondeu (35,3%).

A mesma pergunta foi feita para o cargo de Senador. Novamente Fernando Collor foi o campeão, com 33,5%. Renan Filho ficou com 12%, seguido por delegado Fábio Costa com 9,9%, nenhum dos citados 11,8%, não sabe/não respondeu (32,7%).

No geral para o Governo, na metodologia espontânea, Collor fica na quarta posição com 4,6%. Num cenário na estimulada, sem os nomes de JHC (PSB) e Luciano Barbosa (MDB), o parlamentar chega a 5,3%.

Já para o Senado, Collor fica com uma distância considerável do primeiro colocado, o governador Renan Filho, tanto na estimulada (13,4%) quanto na espontânea (12,8%). Renan Filho obteve 34,6% na estimulada e 36,2% na espontânea. O terceiro colocado é o vereador por Maceió, delegado Fábio Costa (PSB), mas ele pontuou apenas 5,2% nos dois métodos.

A Global 3 esteve em Arapiraca nos dias 22 e 23 de dezembro para avaliar os possíveis cenários para os cargos de Governador e Senador, e ouviu 1.008 eleitores. O grau de confiança é de 95% e margem de erro é de 3%.