Política

Pela primeira vez, JHC afirma que não disputará o Governo de Alagoas

Prefeito de Maceió diz que decisões são compactuadas com o senador Rodrigo Cunha

Por Berg Morais 29/12/2021 15h03 - Atualizado em 29/12/2021 18h06
Pela primeira vez, JHC afirma que não disputará o Governo de Alagoas
JHC (PSB) - Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

“Governar Maceió é governar também uma parte significativa do Estado”. A frase é do prefeito de Maceió, JHC (PSB), quando questionado sobre a possibilidade de deixar a Prefeitura da Capital para disputar o Governo de Alagoas. Entre outros assuntos, o gestor destacou que prefere dar continuidade ao trabalho na administração municipal, a aproximação com o senador Rodrigo Cunha (PSDB) para tomar decisões políticas, e disse que “é muito cedo para antecipar cenários” para as eleições. Ele foi o entrevistado desta quarta-feira (29), da Rede Antena 7 de Rádios.

“A gente tem uma excelente relação, conversamos bastante e tomamos decisões pactuadas. Então, o PSB e o PSDB são partidos aliados historicamente aqui nas eleições de Alagoas, e isso cresceu junto a relação com o senador Rodrigo, sobretudo, nas últimas duas eleições. Então, a gente tem conseguido resultados bastante significativos. A gente fica muito feliz por esse reconhecimento, e isso se deve ao trabalho que estamos fazendo em Maceió”, pontuou JHC ao ser indagado sobre o aparecimento do seu nome e do senador Rodrigo Cunha em pesquisas de opinião pública para a disputa pelo cargo de Governador de Alagoas.

Quando perguntado se já há uma definição do seu grupo político em torno de um nome específico para a disputa majoritária, JHC destacou que a única prioridade do momento é o atual mandato. “Não é definição de cenário político. Tem tanta coisa ainda para acontecer. O cenário nacional está tão incerto. Então, eu acho que antecipar qualquer cenário, até ele mesmo – o próprio Rodrigo - fala sobre isso: que está focado no mandato, nas ações. Ele tem nos ajudado bastante aqui em Maceió. Então é isso que a gente deve fazer agora como políticos responsáveis. Cuidar do que nós nos propusemos a fazer”, explicou.

JHC foi questionado que, se o partido decidir por sua candidatura e as pesquisas o colocarem como preferido, ele estaria disposto a aceitar o desafio de ser candidato ao Governo ou se tem preferência por dar continuidade ao mandato de prefeito da Capital para apoiar Rodrigo Cunha. “Dar continuidade ao meu trabalho! Sabe por quê? Porque eu tenho hoje uma satisfação muito grande, até um privilégio chegar aonde eu cheguei, com a idade que eu tenho, com as oportunidades que a gente tem de mudar a capital de todos os alagoanos, a influência que a gente tem sobre o nosso Estado. Governar Maceió é governar também uma parte significativa do Estado”, afirmou.

O prefeito também chegou a alfinetar a gestão passada, comandada por Rui Palmeira. Ele apresentou dados e reclamações que eram constantes na vida do servidor público municipal e dos maceioenses. “A gente vê que a cidade está mudando, e com responsabilidade. Você vê as finanças públicas sendo bem geridas, você vê os recursos agora sobrando. No ano passado era décimo terceiro atrasado, R$ 60 milhões de calote no Iprev, ameaça de não pagar servidores, tiveram que fazer um rombo nas contas para pagar as folhas”, disparou.

JHC fez uma peregrinação pelos veículos de comunicação da Capital para fazer uma prestação de contas do seu primeiro ano de mandato na Prefeitura.