Saúde

Saiba as diferenças entre os sintomas de alergia, gripe e Covid-19

Mudança de temperatura e aumento de casos de gripe e Covid-19 geram preocupação na população

Por Assessoria 06/01/2022 17h05
Saiba as diferenças entre os sintomas de alergia, gripe e Covid-19
Saiba as diferenças entre os sintomas de alergia, gripe e Covid-19 - Foto: Getty Images

O início do ano está sendo marcado por diversos casos de gripe (influenza) e o aumento de testes positivos de Covid-19. Além disso, a mudança de temperatura em alguns dias também pode ocasionar a rinite alérgica. Os sintomas dessas doenças, no entanto, são similares, podendo dificultar a identificação do quadro de saúde. A otorrinolaringologista do Hospital Cliom, Mirella Magalhães, explica a diferença dos sintomas e alerta para os cuidados necessários.

“É bastante comum ter dificuldade em diferenciar gripe, Covid-19 e rinite alérgica. O principal a destacar é que, diferentemente da Covid e da gripe, a rinite não causa febre nem dor no corpo. Neste caso, o paciente tem um quadro de coriza, nariz entupido, espirro, coceira na garganta, olhos e nariz”, destaca a especialista, salientando que o paciente com rinite alérgica provavelmente já apresentou outras crises e sabe identificar.

Já as infecções causadas por vírus, como Covid-19 e Influenza, pode ocasionar febre, dor no corpo, coriza, tosse e até mesmo falta de ar. Segundo a otorrino, para diferenciar esses vírus é necessário verificar os sintomas típicos, como a falta de paladar e olfato, apresentada por pacientes com o novo Coronavírus.

“De forma geral, é importante que seja realizado o exame laboratorial para que a doença seja tratada de forma correta. Sendo Covid-19 ou Influenza, é necessário se atentar para os sinais de risco, como falta de ar, saturação de oxigênio menor que 94%, febre que não melhora por dois dias mesmo fazendo uso da medicação ou pressão muito baixa. Caso tenha algum desses sinais, o paciente deve procurar um hospital e buscar atendimento o quanto antes”, afirma Mirella.