Saúde

Secretário alerta para subnotificação de Covid em rede privada do Estado

Segundo Alexandre Ayres, não há uma rede de informações entre os laboratórios

Por 7segundos com Rádio Pajuçara FM 24/01/2022 10h10 - Atualizado em 24/01/2022 10h10
Secretário alerta para subnotificação de Covid em rede privada do Estado
Alexandre Ayres - Foto: Reprodução/Web

O Secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres, comentou em entrevista, nesta segunda-feira (24), que os casos de Covid-19 no estado de Alagoas podem estar subnotificados, devido às testagens na rede privada de saúde no Estado.

Segundo Alexandre, os testes privados poderão ser suspensos, visto que não há uma rede de informações entre os laboratórios e a Secretaria de saúde, fazendo com que o número de pessoas que testam positivo seja menor. 

O secretário também comentou sobre a vacinação e afirmou que Alagoas está avançando, porém, a população deve fazer a sua parte. Segundo o chefe da pasta, 80% das mortes registradas pelo novo coronavírus eram de pessoas que não completaram o ciclo vacinal ou não tomaram a primeira dose.

Ao comentar sobre a flexibilização, o Secretário da Saúde afirmou que foi necessária, visto que os números de casos estavam diminuindo. Com os números aumentando nos últimos dias, Alexandre Ayres, afirmou ser muito cedo para falar sobre uma possível diminuição da flexibilização. Além disso, garantiu que até o final desta semana, Alagoas deverá ter até 500 leitos para atender os pacientes com Covid-19.

O secretário mostrou preocupação com a baixa adesão na vacinação pediátrica, segundo ele, devido a fake news e complicações vindas do Governo Federal, a vacinação contra Covid-19 para crianças em Alagoas teve uma baixa procura. Afirmou também que fez um pedido de mais de 100 doses para a vacina contra H1N1, no ano passado, e devem chegar aqui apenas entre o final de fevereiro e início de março.