Justiça

Júri de irmãos acusados de integrar grupo criminoso é transferido para Maceió

Luan e Leandro Martins seriam julgados em Santa Luzia do Norte; réus vão a júri por homicídio triplamente qualificado

Por Ascom TJ-AL 31/01/2022 15h03
Júri de irmãos acusados de integrar grupo criminoso é transferido para Maceió
Júri popular - Foto: Arte: Clara Almeida

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) determinou a transferência do júri dos irmãos Luan Martins de Lima e Leandro Martins de Farias da cidade de Santa Luzia do Norte para Maceió. O desaforamento levou em conta dúvidas quanto à imparcialidade dos jurados.

Luan e Leandro são acusados de integrar grupo criminoso temido no município de Satuba e adjacências. Eles serão levados a júri pelo homicídio de José Lailton Gomes da Silva, ocorrido em 2013.

De acordo com os autos, a vítima foi esquartejada. O corpo foi encontrado posteriormente dentro de uma mala, em Satuba. O crime teve repercussão na região e ficou conhecido como "Crime da Mala".

O pedido de desaforamento, feito pelo Juízo de Santa Luzia do Norte, foi deferido por unanimidade. De acordo com o relator do processo, desembargador José Carlos Malta Marques, há "fundadas dúvidas a respeito da imparcialidade do júri, em razão do temor causado à população da comarca decorrente do fato de os réus integrarem grupo criminoso envolvido em diversos delitos graves naquela região (extermínio de pessoas e tráfico de drogas)".

O relator afirmou ainda que o desaforamento visa priorizar a realização de um julgamento justo. A decisão foi proferida no último dia 26.

Luan e Leandro Martins serão julgados por homicídio triplamente qualificado (motivo fútil, meio cruel e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima).