Saúde

Médico alerta para cuidados com a saúde cardiológica no verão

Cardiologista do Sistema Hapvida chama atenção para a importância de realizar avaliação médica

Por 7Segundos com Assessoria 01/02/2022 11h11 - Atualizado em 01/02/2022 11h11
Médico alerta para cuidados com a saúde cardiológica no verão
Médico do Hapvida fala sobre cuidados com o coração - Foto: Assessoria

O começo do ano é o período em que as pessoas mais querem acabar com o sedentarismo e entrar em forma. Para correr atrás do prejuízo, muitos recorrem à prática de exercícios físicos, mas esquecem de passar por uma avaliação médica prévia, para garantir a segurança e performance durante o treino.

O Dr. Maurício Macias, cardiologista do Sistema Hapvida Maceió, afirma que manter-se fisicamente ativo pode contribuir para a manutenção e a melhoria da saúde do corpo e da mente, mas, antes de começar a se exercitar, é recomendado avaliar o estado geral de saúde do paciente para identificar precocemente possíveis enfermidades ou fatores de risco.

Sedentarismo atinge mais de 60% da população


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seis em cada 10 brasileiros acima de 15 anos não praticam nenhum tipo de atividade física e a falta de tempo é o principal motivo relatado pela maioria das pessoas para justificar o sedentarismo.

Se por um lado a prática de exercícios é comprovadamente benéfica para a saúde e deve ser realizada pelo menos três vezes por semana, ajudando, inclusive, a prevenir e tratar doenças cardiovasculares, por outro, é preciso se certificar previamente de que tudo esteja bem com o organismo.

“Os exames para a realização do check up variam de acordo com as necessidades e riscos de cada paciente. Podemos solicitar desde os mais simples, como eletrocardiograma, raio-x de tórax, teste ergométrico e exames laboratoriais, quanto mais complexos como ecocardiograma e cintilografia do miocárdio, que avalia o fluxo sanguíneo nas artérias que nutrem o músculo do coração”, explica o cardiologista.

Os perigos dos atletas de fim de semana


Dr. Maurício Macias alerta para o esforço repentino desencadeado pelo exagero na realização de exercícios físicos de alta intensidade. Os chamados “atletas de fim de semana” são aqueles que passam os dias úteis da semana inativos e, então, compensam o sedentarismo com a prática de atividades esportivas extenuantes no sábado e no domingo.

“A prática de exercício de alta intensidade deve respeitar a condição de cada atleta, sua duração, frequência e tempo de repouso. Para ter um efeito seguro e eficiente por meio do treino, o recomendado é manter a regularidade de exercícios, a fim de melhorar o condicionamento físico de maneira progressiva”, finaliza o especialista.