Maceió

Em um ano, Comissão de Direitos Humanos da OAB recebeu 26 denúncias de casos de violência policial

Seis das denuncias foram feitas já neste ano, reclamações vão de excessos em abordagens e até agressão

Por 7Segundos com TV Pajuçara 02/02/2022 17h05 - Atualizado em 02/02/2022 17h05
Em um ano, Comissão de Direitos Humanos da OAB recebeu 26 denúncias de casos de violência policial
Sede da OAB Alagoas - Foto: Assessoria

O secretário geral da seccional alagoana da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Ordem dos Advogados do Brasil, Arthur Lira, afirmou que a comissão recebeu cinco denúncias de casos de truculência policial já no primeiro mês de 2022.

Essas denúncias são somadas às reclamações totais registradas também em 2021, que a seccional registrou 20 denúncias desde janeiro do ano passado. O secretário também disse que a comissão registrou um novo caso nesta quarta-feira (02), totalizando 26 denúncias desde janeiro de 2021 até hoje.

As denúncias geralmente alegam agressões, excessos em abordagens, invasão de domicílios, tortura e até furtos de bens. Reclamações acusam, especialmente, ações de policiais militares.

Arthur Lira encoraja a população a realizar as denúncias contra atos truculentos, pois a CDH vai encaminhar as acusações à corregedoria da polícia e que casos serão investigados.

”Nós (CDH) sempre orientamos que quem seja vítima e sofra essas violações, procure a sede da OAB para que a gente possa tomar termo dessas declarações e com isso encaminhar para os órgãos competentes”, diz o secretário.

O advogado ainda diz que os agentes envolvidos nas denúncias devem ser punidos “exemplarmente” para que esses casos não se repitam na comunidade.