Maceió

Prefeitura inicia programa de reserva de vagas para ambulantes interessados em vender na orla

Segundo a SEMCS, praias estão lotadas de ambulantes, com 200 permissionários transitando pela região

Por 7Segundos com TV Pajuçara 03/02/2022 16h04
Prefeitura inicia programa de reserva de vagas para ambulantes interessados em vender na orla
Orla de Maceió - Foto: Ellen Oliveira/ 7Segundos

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMCS) de Maceió anunciou que irá iniciar, na próxima segunda-feira (07), o processo de inscrição para reserva de vagas para ambulantes interessados em atuar na orla da capital alagoana.

De acordo com a pasta, a faixa de areia já está lotada com 200 ambulantes trabalhando diariamente pela região e que, atualmente, não há mais vagas para novos permissionários na localidade.

O secretário da SEMCS, Thiago Prado, diz que o órgão deve fazer um melhor trabalho para distribuir os comerciantes na orla maceioense pois, apesar da faixa estar presentes em várias regiões entre o Pontal e Ipioca, as maiores concentrações se encontram entre Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

“A praia já está lotada, a orla já está lotada, não há mais espaço ou vagas disponíveis para o comércio informal”, diz o secretário.

O secretário diz que os comerciantes inscritos no programa de reserva da secretaria poderão concorrer a vagas caso ambulantes cadastrados percam o direito de permissionário na área.

“Aquele que quer trabalhar, de forma regular, aqui na orla, vai poder a partir de segunda-feira (07) se inscrever no cadastro de reserva”, diz Thiago Prado.

Prado também listou as razões pelas quais os vendedores que atualmente tem permissão para vender na orla possam ter o direito cassado, sendo eles coisas como vender produtos fora da validade, cometer práticas de abuso ou descartar lixo na praia. Caso os ambulantes sejam flagrados pela fiscalização da pasta cometendo qualquer uma dessas práticas, serão notificados, com a permissão cassada caso sejam pegos uma segunda vez.

Thiago ainda informa que os reservistas serão chamados em ordem de cadastro, ou seja, os vendedores que se inscreveram primeiro serão chamados antes.

Documentação necessária para inscrição:


 - Comprovante de Residência;

 - Documento de identificação com foto, como o RG;

 - Certidão de antecedentes criminais da justiça estadual e federal.


Prazo para inscrição terá início na próxima segunda-feira (07) e termina no dia 18 de fevereiro, em um sábado.

A inscrição pode ser feita presencialmente na sede da SEMCS ou online pelo whatsapp do número (82) 9 8882-8311.