Polícia

Ex-professor é indiciado por injúria racial, perseguição e ameaça

Inquérito foi enviado ao Ministério Público, que pode oferecer a denúncia

Por 7Segundos com Ascom PC-AL 09/02/2022 14h02 - Atualizado em 09/02/2022 15h03
Ex-professor é indiciado por injúria racial, perseguição e ameaça
Policia Civil de Alagoas - Foto: Google

Um ex-professor de 68 anos foi indiciado por injúria racial, perseguição e ameaça pela Polícia Civil de Alagoas. Ele foi ouvido na manhã desta quarta-feira (09). Ainda nesta semana, o delegado Robervaldo Davino, do 6º Distrito da Capital, deve enviar ao Ministério Público o inquérito policial que apurou o crime.

O caso de discriminação racial foi contra o funcionário de uma loja de esportes de um shopping, localizado no bairro de Cruz das Almas. A vítima foi identificada como Luís Felipe Ferreira Mesquita, de 27 anos.

“Ele nega as acusações, mas temos indícios de que os crimes foram cometidos, inclusive por meio de depoimentos de testemunhas”, disse o delegado.
As últimas ofensas se deram no dia 26 de novembro do ano passado, no interior do shopping, e foram denunciados na delegacia distrital pela vítima. De acordo com Luís Felipe, ele vinha sofrendo os ataques racistas há quatro meses.

Em seu depoimento à polícia, Luís disse que os ataques começaram em agosto de 2021, quando ele iniciou o trabalho na loja, acrescentando que as ofensas costumavam ser proferidas no momento em que se dirigia ao banheiro do shopping.

Inicialmente, segundo a vítima, o ex-professor ficava perto do banheiro, onde fazia gestos de tesoura, faca e imitava um macaco. Entretanto, num primeiro momento, ele afirmou que não achava que os gestos estavam sendo direcionados a ele, por não conhecer o homem. Mas, depois confirmou que as ofensas eram contra ele.

"A vítima se viu com medo de sair em seus momentos de intervalo ou necessidades de ir ao banheiro. Ao ponto de que pedia para uma amiga para verificar se o acusado estava lá ou não. Caso estivesse, não iria por medo de sofrer injúrias raciais e perseguição”, diz termo de declarações ao 6º Distrito Policial.

O caso será analisado pelo Ministério Público, que pode oferecer a denúncia.