Saúde

Médica alerta para riscos elevados de pedras nos rins durante o verão

Segundo nefrologista, calor e desidratação favorecem a formação de cálculos renais

Por 7Segundos com Assessoria 11/02/2022 12h12
Médica alerta para riscos elevados de pedras nos rins durante o verão
Ana Katarina de Cerqueira - Foto: Assessoria

Dor intensa no fundo das costas, ardor ao urinar, náuseas, vômitos e até febre. A litíase renal, conhecida popularmente como pedra nos rins, é uma condição dolorosa provocada pela formação de massas sólidas de minerais e sais ácidos que se aglutinam na concentração da urina.

A Sociedade Brasileira de Urologia estima que 1 em cada 10 pessoas no Brasil sofram de cálculo renal. No entanto, casos da doença registram um aumento de 30% no verão, acendendo o alerta para a importância do cuidado e prevenção desta patologia na época mais ensolarada e quente do ano.

Ana Katarina de Cerqueira, nefrologista do Sistema Hapvida Maceió, explica que o calor e a desidratação favorecem a formação dos cálculos renais, mais comuns em pessoas de 25 a 40 anos de idade.

Transpiração excessiva e outros fatores de risco


A especialista afirma que, no verão, as pessoas tendem a transpirar mais e, em muitos momentos, acabam negligenciando a hidratação. “A reposição hídrica inadequada é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da litíase, além da predisposição genética e uma dieta rica em sódio, açúcar e proteína animal”, diz.

A médica esclarece que a ingestão de líquido pode variar de pessoa para pessoa e que o correto é calcular as necessidades de cada paciente, individualmente. “De uma maneira geral são necessários de 30 a 35 ml de água para cada kg de peso corporal. Se uma pessoa pesa 60 kg, por exemplo, ela precisa consumir, no mínimo, 1,8 litros de líquido”.

Hidratação na medida certa


A médica Ana Katarina alerta que nem todo líquido é indicado para prevenir o cálculo e complementa ao afirmar que é importante fracionar a sua ingestão para uma hidratação na medida certa. “Sucos naturais, água e água de coco são opções excelentes, mas cafés, chás, bebidas alcoólicas e refrigerantes devem ser evitados”, ressalta.

A nefrologista do Sistema Hapvida Maceió explica que os cafés e chás escuros contêm oxalato, um dos principais componentes dos cálculos. Já o álcool, apesar de ter efeito diurético inicial, leva o indivíduo à desidratação e na eliminação de substâncias que estão ligadas à doença, como a purina.

“A vida moderna, muitas vezes, leva a hábitos errados que podem ser prejudiciais à nossa saúde. Por isso, cuide de você. Para prevenir as pedras nos rins, maneire no sal, nos embutidos, tenha uma boa alimentação e pratique atividades físicas. O seu corpo e os seus rins agradecem”, conclui a médica.