Cidadania

Vice-prefeito de Maceió entrega Carteira do Autista para famílias

Documento garante o direito ao atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e particulares

Por Secom Maceió 14/02/2022 18h06
Vice-prefeito de Maceió entrega Carteira do Autista para famílias
Vice-prefeito de Maceió entrega Carteira do Autista para famílias - Foto: Secom Maceió

O vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, entregou nesta segunda-feira(14), a Carteira de Identificação do Autista de Maceió para famílias assistidas pela Associação Pestallozzi. A Carteira do Autista é um documento que garante o direito ao atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados.

Lessa destacou a importância do documento para as famílias. “É a Prefeitura dando respostas que há muito tempo essas famílias precisavam, facilitando a vida dos pais e das crianças. A sociedade também ganha com isso. É olhar para as crianças como elas merecem ser vistas, garantindo o direito delas”, afirmou o vice-prefeito.

A dona de casa, Ladivane Cassiano, recebeu a carteira do seu filho, Luiz Eduardo, de 14 anos. “Essa carteirinha é um documento muito importante. Só tenho a agradecer, pois várias vezes fui vítima de piadas e discriminação nas filas, porque não acreditam que meu filho é autista. Vai nos ajudar muito, pois a agora temos como provar que estamos na fila de atendimento prioritário, porque realmente temos esse direito”, disse a mãe do adolescente.

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Moacir Teófilo, destacou que a Carteira de Identificação do Autista garante o exercício da cidadania.

“É uma iniciativa da Coordenação dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assistência Social, que garante direitos e dá acessibilidade às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Quem tiver interesse nesse documento tão importante pode solicitar a carteira nas instituições que atendem a esse público e na sede da Semas, para quem não é vinculado a nenhuma instituição”, explicou.

A entrega da Carteira de Identificação do Autista ocorre de segunda a sexta-feira, na sede da Semas - localizada na Avenida Comendador Leão, 1383, no bairro Poço. Para confirmar se o documento está pronto, os usuários devem ligar para a Coordenação dos Direitos da Pessoa com Deficiência no número 3312-5911, das 8h às 13h.

Confira os documentos para solicitar a Carteira de Identificação do Autista:

- RG e CPF dos pais do usuário;
- RG e CPF do usuário;
- Comprovante de Residência;
- Certidão de Nascimento do usuário;
- Duas fotos 3x4;
- Relatório Médico ou Atestado Médico (contendo o CID) que identifique o Transtorno do Espectro Autista.