Economia

Secretaria municipal estimula artesanato para fomentar a economia solidária

Artesãos e outros grupos de diversos segmentos podem se cadastrar na secretaria

Por Ascom Semtabes 15/02/2022 10h10
Secretaria municipal estimula artesanato para fomentar a economia solidária
Semtabes faz chamada para cadastro de trabalhadores na economia solidária - Foto: Ascom Semtabes

A Secretaria do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) vem realizando um chamamento para grupos de trabalhadores que queiram se cadastrar junto à diretoria de Economia Solidária. O intuito é que novos grupos, de várias áreas, a exemplo da cadeia produtiva do artesanato, se engajem nos projetos que serão efetivados, ainda este ano, pela secretaria. A iniciativa visa fomentar a economia solidária, através dos segmentos envolvidos.

A Semtabes reitera que o cadastro dos grupos é realizado de forma totalmente gratuita, sem a necessidade de pagamento de taxas, podendo ser realizado na diretoria de Economia Solidária, que fica localizada na sede secretaria, na Rua do Imperador, 144, no Centro de Maceió. O horário de funcionamento é das 8h às 14h. Os interessados devem apresentar os documentos dos participantes do grupo ao qual pertence, tais como RG, CPF, comprovante de residência e Carteira de Artesão (caso seja do segmento artesanato).

O artesão, Mauro Melo, e sua esposa, Dja Marques, estarão trabalhando juntos, pela primeira vez, no grupo de Economia Solidária. O casal de artesãos serão coordenadores do grupo Casa Forte. Casados há 43 anos, eles realizam trabalhos de bordado de tramas têxteis (tramas experimentais) e bordado criativo.

"Mauro começou com arte mosaico. Na pandemia, Mauro ficou com as tramas experimentais e eu no vestuário da renda. Estamos muito felizes que a economia solidária nos dá um incentivo para comercializar e nos manter ativos", afirmou Dja Marques.

O incentivo da Semtabes à economia solidária vem crescendo desde o ano passado, dando oportunidade de comercialização em pontos fixos e feiras itinerantes. O objetivo é que neste ano outros grupos na área de gastronomia e agricultura familiar sejam inseridos nas programações.