Política

Renan Filho faz balanço e diz que deixa uma AL mais preparada para 2023

Falas foram durante a abertura do ano legislativo na ALE

Por Tais Albino 15/02/2022 11h11 - Atualizado em 15/02/2022 12h12
Renan Filho faz balanço e diz que deixa uma AL mais preparada para 2023
Govenador Renan Filho na ALE nesta terça-feira (15) - Foto: Reprodução/ Vídeo


Durante a abertura do ano legislativo na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) nesta terça-feira (15), o governador Renan Filho (MDB) usou seu discurso para fazer um balanço sobre o ano passado e sua gestão como um todo.

Renan Filho iniciou agradecendo ao legislativo pela parceria nos últimos anos. “Meu sentimento é de gratidão pelo trabalho ao longo desses últimos sete anos. A ALE foi uma grande parceira das realizações que o Poder Executivo entregou ao povo alagoano. Se hoje Alagoas é o estado que mais investe seus próprios recursos no país, é porque houve a sobriedade e a articulação necessárias”.

O chefe do Executivo afirmou que o ano de 2021 foi um ano atípico, mas que, apesar da crise e da pandemia, Alagoas se transformou no estado que mais investe recursos públicos no Brasil. “A demonstração clara de que o equilíbrio fiscal que buscamos foi alcançado. Investir significa atender os anseios da população”.

“Alagoas — antes o estado mais violento do Brasil, com a pior Educação, sem sequer ter uma rede de Saúde Pública, sem infraestrutura — avançou nestes pontos e está muito mais preparada para voos mais altos. Está preparada para estar na vanguarda do crescimento econômico, para estar na vanguarda da geração de empregos e para receber com qualidade os turistas”, afirmou Renan.

O governador ainda fez um balanço das principais conquistas de cada área. Confira os principais fatos citados:

Segurança
- “Quando assumimos, Alagoas era o estado mais violento do país. Nós investimos em concursos públicos, tecnologia, equipamentos, em melhoria da infraestrutura, e Alagoas se transformou no estado que mais reduziu violência no país em toda década”.

Educação
- Renan Filho ressaltou que 2021 foi um ano duro para a Educação, em que a principal discussão era como fazer os alunos voltarem para escola em aulas presenciais no ano seguinte.

“No final do ano, criamos um projeto novo, chamado Cartão Escola 10, que foi aprovado com celeridade pela ALE. Além disso, valorizamos os profissionais. E trago uma notícia: Alagoas foi o estado do Brasil que mais aumentou matrícula entre todos os estados brasileiros em 2022”.

Saúde
- O governador Renan Filho ressaltou que foi um ano de alta mortalidade por causa da pandemia de Covid-19. “Mas foi também o ano em que vimos consolidar o trabalho do Hospital da Mulher, do Hospital Metropolitano e do Hospital Regional da Mata, além de entregar o Hospital do Norte. No entanto, a pandemia não se dissipou, precisamos intensificar a vacinação”.

Economia
- Alagoas foi o estado do Nordeste que mais cresceu na geração de empregos em 2021. “Ainda faço uma ressalva que, em 2020, auge da pandemia, Alagoas ficou entre os três estados brasileiros que não perderam emprego. Significa que nosso crescimento foi ainda maior comparado a outros”.

Infraestrutura
- Renan Filho relembrou que, quando assumiu o Governo do Estado, Alagoas tinha cerca 30km de estradas duplicadas. Ele ressaltou que o estado fechará o ano de 2022 com cerca de 450 km de estradas duplicadas. “Uma mudança substancial, que impulsiona a economia, facilita o escoamento da população e ajuda na geração de empregos”

Assistência Social
- O governador de Alagoas também falou sobre a criação do Cartão Cria, um auxílio de R$150 para mais de 120 mil famílias pobres. “É um recurso que ajuda famílias neste momento, equilibrando esses investimentos no Setor Produtivo, nas políticas públicas com solidariedade e ajuda a quem mais precisa”.