Política

Pedro Vilela diz que “insegurança jurídica” do fundef acabou

Em entrevista, deputado informa que perspectiva da Prefeitura de Maceió é iniciar o pagamento aos professores em março próximo

Por 7Segundos com Assessoria 17/02/2022 14h02
Pedro Vilela diz que “insegurança jurídica” do fundef acabou
Pedro Vilela - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maceió deve iniciar em março deste ano o pagamento do Fundef aos professores, informou na quarta-feira, 16, o deputado Pedro Vilela (PSDB) durante entrevista a um programa de rádio em Maceió. Segundo o parlamentar, a tramitação está em fase final e irá à homologação do poder judiciário nos próximos dias, mas a perspectiva do município é começar o cronograma de pagamento no próximo mês.

“Vamos enfim ver o final feliz dessa longa história”, comentou o deputado, que foi relator do Projeto de Lei do Fundef na Câmara Federal e trabalhou por sua aprovação desde a tramitação do projeto na Comissão de Educação naquela Casa. “Agora é lei, está na Constituição, acabou a insegurança jurídica”, destacou o parlamentar, lembrando que esse foi um compromisso assumido por ele junto à educação de Alagoas. “Vencemos juntos”, enfatizou.

Na entrevista, o deputado fez uma retrospectiva de seu mandato em 2021, onde viabilizou com recursos de suas emendas, muitas em parceria com o senador Rodrigo Cunha (PSDB), ações para todo o estado, em especial para políticas públicas de saúde. Entre elas, duas carretas equipadas para o Hospital do Amor, em Arapiraca, unidade com especialização em prevenção e combate ao câncer.

Em Maceió, emendas de Pedro Vilela ajudaram o município a implantar o Corujão da Saúde, zerar filas de espera por exames médicos e o remédio em casa. “De outubro a janeiro, 8 mil novos atendimentos no setor de exames foram realizados”, informou o deputado, que também contribuiu para a CNH Social. “Gera emprego, sobretudo em um estado como Alagoas, onde 34% dos nossos jovens não trabalham e nem estudam”, citou. “Junto com a CNH vem um curso técnico, qualificação”, acrescentou o parlamentar.

Para 2022, o deputado Pedro Vilela disse que haverá entrega de equipamentos agrícolas para zonas rurais no estado, incentivando a agricultura como geração de renda e trabalho. “Estamos começando já a formatar a destinação das nossas emendas, todas com o objetivo de gerar cidadania, dignidade e qualidade de vida aos alagoanos”, afirmou o deputado, que também falou na entrevista sobre o programa de internet grátis em todos os municípios. “Hoje são 64, mas chegaremos aos 102”, assegurou.