Covid -19

Escolas de Maceió receberão serviço de vacinação para crianças nesta segunda (21)

Ação da prefeitura vai imunizar crianças também nos Centros Municipais de Educação Infantil

Por Secom Maceió 18/02/2022 15h03
Escolas de Maceió receberão serviço de vacinação para crianças nesta segunda (21)
Crianças de 5 a 11 anos poderão se vacinar nas escolas nesta segunda-feira (21) - Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A Prefeitura de Maceió retoma, na próxima segunda-feira (21), a vacinação contra a Covid-19 nas instituições de ensino de Maceió. Neste novo momento, a imunização acontecerá em escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A vacinação será das 9h às 16h e atenderá, inicialmente, estudantes de 5 a 11 anos.

Nas escolas que tiverem público infantil e adolescente, a vacinação seguirá cronograma alternado, com dias diferentes para as crianças de 5 a 11 anos e para adolescentes a partir de 12 anos. Veja abaixo a relação das escolas e creches que vão vacinar o público infantil e a respectiva faixa etária.

Para a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Eunice Amorim, a vacinação nas escolas é um meio de levar o imunizante para crianças que ainda não foram vacinadas.

“A Prefeitura de Maceió vem realizando um excelente trabalho para vacinar todos os maceioenses. E a ampliação dos pontos de vacinação é um meio para conseguirmos alcançar a máxima cobertura vacinal. Por isso, além dos diversos pontos espalhados pela capital, também estamos levando a imunização contra a Covid-19 para as escolas”, comenta a gerente.

A vacinação nas escolas de Maceió teve início em 16 de dezembro, com equipes de vacinadores que percorreram 26 instituições de ensino municipais e estaduais. Agora, com a retomada das aulas, a Prefeitura de Maceió retorna com os trabalhos de imunização, de forma exclusiva, para alunos das instituições municipais de ensino.

Até o momento, a capital já aplicou 34.560 doses de vacinas pediátricas, alcançando 35,42% da população elegível para a faixa etária de 5 a 11 anos. Com a vacinação, nas escolas, a Prefeitura pretende ampliar a imunização pediátrica.

Confira cronograma de vacinação nas escolas:


21/02/2022


- Escola Municipal Dr. Orlando Araújo (Ponta Verde) - (5 a 11 anos)

- Escola Municipal Denisson Menezes (Tabuleiro do Martins) - (5 a 11 anos)

22/02/2022


- CMEI Pres. Francisco de Paula Rodrigues Alves (Benedito Bentes) - (5 anos)

- CMEI Casa da Amizade (Tabuleiro do Martins) - (5 anos)

23/02/2022


- CMEI Prof. Maria do Socorro Tavares Lima da Silva (Poço) - (5 anos)

- CMEI José Madltton Vitor da Silva (Benedito Bentes) - (5 anos)

24/02/2022


- CMEI Creche Lindolfo Collor (Ponta Grossa) - (5 anos)

Confira documentação para vacinação pediátrica:


Para vacinar o público de 5 a 11 anos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou de adulto responsável. Os pais devem apresentar o próprio documento de identificação com foto, CPF e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento e Caderneta de Vacinação, CPF ou Cartão SUS.

Caso os pais não estejam presentes é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA, além da cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação. Por fim, a Caderneta de Vacinação da criança e o CPF ou Cartão SUS.

Onde vacinar as crianças:


A vacinação pediátrica está disponível de segunda a sábado nos quatro pontos fixos de vacinação, que funcionam no Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom), na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) e no Papódromo (Vergel do Lago), no horário das 9h às 16h. No Maceió Shopping (Mangabeiras), das 9h às 21h.

Os quatro pontos também vacinam adolescentes e adultos. Nos demais pontos de vacinação, instalados em unidades de saúde e nos dois Centros de Atendimento ao Turista (CATs), da Ponta Verde e da Rodoviária, não há vacinação pediátrica. Estes locais ofertam vacinas para adolescentes, a partir dos 12 anos, e para adultos e idosos.

Termo de assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos

Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da Certidão de Nascimento. Para as crianças com comorbidades, também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.

Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis e, na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.