Maceió

Vencedor da Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió será premiado com viagem para Portugal

Os vencedores do segundo e terceiro lugar também receberão viagens para o sul do Brasil

Por Secom Maceió 23/02/2022 17h05
Vencedor da Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió será premiado com viagem para Portugal
Crianças das escolas da rede municipal de Maceió durante o anuncio da olimpíada - Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Um dos prêmios da 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), lançada pela prefeitura de Maceió nesta quarta-feira (23) será uma viagem para a cidade de Coimbra, em Portugal. Competição vai premiar alunos da rede pública até o terceiro lugar.

O projeto conta com a participação de cerca de 90 escolas da rede pública municipal da capital alagoana e terá o tema "Maceió: um olhar para a cultura local". Evento também vai homenagear o poeta e escritor alagoano, Lêdo Ivo.

A solenidade de abertura ocorreu na quadra da Escola Municipal Rui Palmeira, localizada no bairro Vergel do Lago. Estavam no local mais de 30 pessoas, entre elas, o vice-prefeito, Ronaldo Lessa, o secretário da Educação, professor Elder Maia, alunos, professores e outras autoridades do Município.

Lessa realizou um discurso durante o evento agradecendo às pessoas que estão contribuindo para a cultura no Município. O vice-prefeito falou da importância de ícones da literatura alagoana, como o escritor Graciliano Ramos. Para ele, a Olimpíada dá a oportunidade aos alunos de escrever poesias e registrar na escrita poética as suas vivências.

"A literatura é a forma de escrever que faz a gente viajar. Conhecemos o mundo através da nossa língua e do pensamento que esses poemas ensejam na nossa vida, ao nos identificarmos quando lemos essas histórias. Eu já fui professor e hoje sei que tudo na vida, tudo que a gente pode sonhar, ou simplesmente amar, vai depender da escola e dessas ações. A escola é da sociedade, os alunos, funcionários e os pais devem participar", enfatizou o vice-prefeito.

Oficina

A oficina de Língua Portuguesa será uma das ações integradas à olimpíada, que contará com a participação do professor Emanuel Galvão e outros docentes. A ação acontece de março a julho deste ano e terá dois encontros por mês em cada escola. A oficina é direcionada para os alunos do Ensino Fundamental e para a qualificação de professores.

"A proposta é levar até as crianças em primeiro lugar o contato com os escritores, porque há uma distância muito grande. Muitas crianças ficaram empolgadas porque nunca tinham visto um escritor. E a metodologia será levar alguns textos de autores alagoanos, dos alunos e professores. Essa interação junto aos estudantes faz com que eles se animem. Haverá também um plano pedagógico junto aos professores", explicou o professor Emanuel Galvão.

O objetivo da oficina é preparar o aluno para que ele consiga realizar seus textos. Depois disso, a direção da escola escolhe algumas destas escritas para concorrer na olimpíada.

"Que essa olimpíada estimule nossos alunos, o interesse pela leitura, pela escrita, que desperte os sonhos, a imaginação", disse a diretora da escola Rui Palmeira, Vera Cavalcante.

Inscrições

As inscrições terão início entre os dias 3 a 11 de março e estudantes do 5º ao 9º ano das escolas da rede pública municipal participantes poderão se inscrever.

Além da viagem para Portugal, que é o premio para o primeiro lugar, o segundo lugar será laureado com uma viagem para a Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. O terceiro lugar receberá uma viagem para o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Todos os ganhadores também vão receber tablets como presentes secundários.