Mundo

Otan deixa aviões de guerra em alerta máximo após invasão russa na Ucrânia

Em coletiva de imprensa nesta quinta (24), secretário da aliança militar, Jens Stoltenberg, disse que foi ativado um plano de defesa; mais tropas ocidentais devem ser enviadas para a região

Por CNN Brasil 24/02/2022 15h03
Otan deixa aviões de guerra em alerta máximo após invasão russa na Ucrânia
A manipulação da linguagem: não é guerra, é “operação militar especial" - Foto: Aris Messinis/AFP

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) disse, nesta quinta-feira (24), que tomará novas medidas de dissuasão e defesa depois que a Rússia lançou uma invasão da Ucrânia.

A aliança militar informou que vai colocar mais de 100 aviões de guerra em alerta máximo e aumentar ainda mais a presença de tropas em seu flanco leste, próximo à Ucrânia.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que haverá uma cúpula virtual de emergência das 30 nações da aliança na sexta-feira, e a eles se juntarão os líderes da  Suécia, Finlândia e instituições da União Europeia.

As forças russas invadiram a Ucrânia por terra, ar e mar nesta quinta-feira, confirmando os piores temores do Ocidente com o maior ataque de um Estado contra outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

“A paz em nosso continente foi abalada”, disse Stoltenberg em entrevista coletiva. “A Rússia está usando a força para tentar reescrever a história e negar à Ucrânia seu caminho livre e independente.”

A Ucrânia não é membro da aliança e Stoltenberg disse que não havia tropas da Otan no país.

“Não temos planos de enviar tropas da Otan para a Ucrânia. O que fazemos é defensivo”, disse ele.

As novas medidas planeadas pela Otan a permitiriam mobilizar forças e recursos, incluindo a Força de Resposta da Otan (NRF, na sigla em inglês), para os países do Leste Europeu.

A Otan está planejando criar estruturas de grupos de batalha, como já tem nos países bálticos, para os países em seu flanco leste, disse o ministro das Relações  Exteriores da Eslováquia, Ivan Korcok, acrescentando que a medida incluiria a Eslováquia.

“A unidade será feita de países geograficamente próximos de nós. Serão cerca de várias centenas de soldados que virão com equipamentos que não temos e que aumentarão  significativamente nossa capacidade de defender nosso país”, disse o ministro da Defesa eslovaco, Jaroslav Nad.

A Otan disse anteriormente em um comunicado que havia decidido “tomar medidas adicionais para fortalecer ainda mais a dissuasão e a defesa em toda a aliança”, mas suas medidas eram “preventivas, proporcionais e não escalatórias”.

“Esta é uma invasão deliberada, a sangue frio e planejada há muito tempo”, disse Stoltenberg . “O ataque injustificado e não provocado da Rússia à Ucrânia está colocando inúmeras vidas inocentes em risco com ataques aéreos e de mísseis.”