Saúde

Ayres confirma candidatura e faz balanço de gestão à frente da Saúde

Alexandre Ayres deixará cargo no fim do mês para ficar apto para eleições

Por 7Segundos 04/03/2022 12h12 - Atualizado em 04/03/2022 12h12
Ayres confirma candidatura e faz balanço de gestão à frente da Saúde
Alexandre Ayres durante entrevista aos jornalistas Abidias Martins e Elen Cipriano - Foto: Rede Antena7

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, confirmou que deixará o cargo para ficar apto para disputar as eleições deste ano. A informação foi dada nesta sexta-feira (04) durante entrevista ao programa Antena Manhã, da Rede Antena7.

Ayres disse que tem evitado falar sobre a possível candidatura, pois ainda precisa focar no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Ele informou que tem conversado com as lideranças políticas e deve deixar o cargo até o fim.

“Se eu tiver um mandado político, minha voz vai ecoar. Meu desafio é não deixar que o ramo da saúde pública ande para trás. Digo com muita humildade que demos uma demonstração histórica de que a saúde é sim possível”, afirmou.

A poucos dias de deixar o cargo após três anos, Alexandre Ayres também fez um balanço sobre sua gestão à frente da pasta. De acordo com ele, além dos cinco hospitais já entregues, este mês ainda será inaugurado o Hospital da Criança, em Maceió.

“Mudou a realidade da saúde pública e mostrou que nosso planejamento estava correto no momento em que enfrentamos a maior crise sanitária e esses hospitais foram responsáveis por salvar mais de 18 mil vidas. Ainda ficarão para serem entregues o Instituto do Coração, o Hospital Regional do Médio Sertão e Metropolitano do Agreste”, disse.

O secretário de Estado da Saúde também foi questionado sobre a mudança no Hospital Geral do Estado (HGE). Ayres ressaltou que a unidade não mudou da noite para o dia, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na capital foram essenciais.

“O HGE vive um novo momento. Com os novos hospitais no interior e as Upas na capital, a unidade pôde fechar a porta para urgência. Hoje, Alagoas tem de assistência, onde todo paciente de urgência é levado para upa e de lá caso, seja necessário ser transferido. Não é por nome, esse paciente tem código no Centro de Regulação de Leites, trazendo transparência”, explicou.