Economia

Sindcombustíveis/AL dá sugestões para amenizar preços cobrados nos postos

Alternativas foram dadas pelo líder do sindicato

Por 7Segundos 10/03/2022 09h09 - Atualizado em 10/03/2022 11h11
Sindcombustíveis/AL dá sugestões para amenizar preços cobrados nos postos
Alternativas foram dados para não subir o preço do petróleo - Foto: Reprodução

Em virtude dos conflitos envolvendo a Ucrânia e a Rússia, o preço do petróleo vem subindo mundialmente. Buscando evitar um colapso, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sindicombustíveis/AL) deu algumas sugestões para tentar contornar esse cenário.

De acordo com o presidente sindical, James Thorp Neto, a alternativa a ser descartada pelo Governo Federal para evitar um aumento drástico nos preços, seria o congelamento dos valores cobrados.

“Acreditamos que o congelamento dos preços dos combustíveis será uma hipótese descartada pelo Governo Federal”, disse.

O Sindcombustíveis também adotou o posicionamento de defender a monofasia na tributação.

“Nossa defesa é pela aprovação da monofasia na tributação do ICMS dos combustíveis, a qual uniformizaria as alíquotas do imposto e que, infelizmente, ainda enfrenta bastante resistência por parte dos representantes estaduais”, explicou.

Caso essas alternativas não sejam acatadas pelo Governo Federal, o Sindicato também possui outras ideias para tentar segurar a crise.

“Outras alternativas, ainda, a serem consideradas seriam: o subsídio parcial, o qual atenderia a demanda mais urgente; ou a criação de fundo para amortização das variações dos preços internacionais, algo a ser executado futuramente”, finalizou.