Meio ambiente

Usina usará lixo para gerar energia em Maceió e na região metropolitana

Projeto pioneiro e inovador da Alagoas Ambiental é referência nacional

Por 7Segundos 13/03/2022 08h08
Usina usará lixo para gerar energia em Maceió e na região metropolitana
Estrutura instalada na cidade do Pilar - Foto: Assessoria

Em meio à crise energética vivida no país, uma nova ideia será implantada em Alagoas, uma usina de Energia Elétrica através do gás metano gerado pelo lixo. O complexo será inaugurado no próximo dia 17 na cidade do Pilar, região metropolitana de Maceió.

Marnes Gomes, gerente de operações, explicou ao 7Segundos sobre o projeto. "Captamos do local onde é depositado, que a gente chama de célula,  dos poços de gás em uma tubulação que vai até essa planta de de geração de energia. No qual tem primeiro uma etapa que faz um tratamento do gás. E depois entra no motor fazendo com que ele funcione, gerando energia".

Segundo ele, a capacidade aproximada de setecentos e vinte mega/mês. "Com um motor desse a gente consegue abastecer aproximadamente quatro mil residências. E você pergunta pra mim qual é o benefício? A gente vai poder oferecer ao mercado, principalmente o mercado de baixa e média tensão uma tarifa melhor do que a Equatorial. Conseguimos cobrar uma tarifa menor, em torno de 10% a 12% para o cliente".

Entre outras vantagens, está a energia verde e renovável. "Na Alagoas Ambiental a metralha ganha nova vida ao virar matéria prima e o chorume vira água que da vida aos peixes e plantas".