Polícia

Prefeitura de Pilar pretende construir parque aquático na cidade

Construção trará benefícios para economia da cidade

Por Assessoria 16/03/2022 08h08
Prefeitura de Pilar pretende construir parque aquático  na cidade
Construção beneficiará a economia da cidade - Foto: Assessoria

A Prefeitura do Pilar segue entregando equipamentos que transformam, para melhor, a vida das pessoas. São novas escolas, espaços de convivência e lazer, postos de saúde, entre outros. E apesar do cenário econômico de contenção de gastos, Pilar avança na contramão da crise, superando a dificuldade – presente em todo o país – de se aportar recursos em obras públicas.

E é com fundamento no princípio da economicidade que o prefeito Renato Filho já discute o modelo denominado built to suit (BTS), ou locação sob medida, que se apresenta como alternativa às organizações públicas.

Além de evitar altos investimentos, o modelo – que será implementado via projeto de lei, já encaminhado à Câmara de Vereadores, para criação de uma empresa pública de ativos – busca conferir mais celeridade à execução das obras contratadas pelo Município.

Segundo especialistas, as vantagens para a administração pública são inúmeras. Vão desde a redução do investimento inicial ao pagamento pela posse ou amortização somente após o início da utilização do imóvel. O Governo de Rondônia, por exemplo, assinou contrato, em janeiro deste ano, para a construção do primeiro hospital de urgência e emergência do país no modelo BTS.

‘‘Vários estados já estão querendo fazer como Rondônia, recorrendo ao modelo built to suit pela qualidade da obra e rapidez da construção, além da inclusão da manutenção predial. Isso também faz com que a empresa construa com material ‘de primeira’. É algo moderno, eficaz e eficiente”, atesta o secretário de Saúde de Rondônia, Fernando Máximo.

Já no Maranhão, o Tribunal de Justiça também aprovou o modelo BTS para erguer, em parceria com o governo estadual, cinco edifícios funcionais numa área de 58 mil m². O denominado Complexo Cidade da Justiça vai concentrar, além da sede do tribunal, a Procuradoria Geral do Estado, a Defensoria Pública, o Tribunal Regional do Trabalho e a Seção Judiciária da Justiça Federal.

Por isso é que, mediante lei municipal que regule este modelo de contratação no Pilar, o prefeito Renato Filho quer viabilizar novos grandes investimentos.

“Vamos construir um parque aquático no modelo BTS, que é relativamente novo no Brasil. É uma forma de a gestão preservar seu caixa e garantir mais qualidade às obras e serviços públicos. Estive em São Paulo para conhecer o projeto do parque e, em breve, trarei mais informações a respeito. Será uma obra importantíssima para fomentar o turismo local, estimulando, assim, o progresso do nosso município e de todo o estado”, conta o prefeito.