Educação

Museu da Uneal receberá obras de arte retiradas de aeroportos privatizados

No total, a instituição irá receber oito obras de arte, entre gravuras e telas de autores consagrados nacionalmente

Por Ascom Uneal 23/03/2022 18h06
Museu da Uneal receberá obras de arte retiradas de aeroportos privatizados
Fachada da Uneal - Foto: Ascom Uneal

O Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva, Museu da Universidade Estadual de Alagoas, sediado no Campus V, em União dos Palmares, foi contemplado com a doação de oito obras de arte, entre gravuras e telas de autores consagrados nacionalmente, pela Infraero e pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

A conquista é resultado da resposta do Sistema de Museus da Uneal, sob a coordenação do professor Jairo José Campos da Costa, à chamada pública organizada pelas instituições doadoras, em 2021. “Só puderam participar da seleção os museus devidamente cadastrados no IBRAM. A chamada para a doação se justificou em função da privatização de alguns aeroportos do Brasil”, explicou Campos.

Deste modo, as obras de arte serão retiradas dos aeroportos privatizados e encaminhadas a museus para apreciação pública. As peças destinadas ao Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva virão do Aeroporto de Brasília (sete delas) e do Aeroporto de Manaus.

A equipe gestora da Universidade está em articulação para transporte das obras, obedecendo às regras e os protocolos dos órgãos responsáveis. “Com este acervo, pretendemos criar a Pinacoteca da Uneal para proporcionar à comunidade acadêmica e à sociedade alagoana mais um espaço de apreciação estética da Instituição”, frisou Jairo Campos.

O resultado da chamada pública pode ser acessado através do endereço: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/noticias/ibram-e-infraero-divulgam-lista-de-museus-contemplados-com-doacoes-de-obras-de-arte