Região Metropolitana de Maceió

Destaque, Pilar participa de workshop de operadora turística nesta sexta-feira

O objetivo é promover o município como um destino turístico de Alagoas

Por Secom Pilar 24/03/2022 20h08
Destaque, Pilar participa de workshop de operadora turística nesta sexta-feira
Pilar busca ganhar espaço como destino turístico de Alagoas - Foto: Assessoria

Promover o destino turístico Pilar. É com este objetivo que a equipe da Secretaria Municipal de Turismo do Pilar participa, neste final de semana, do Workshop da Masterop Operadora Turística, evento que vai reunir promotores de eventos de várias regiões do país para uma grande troca de experiências sobre produtos e serviços turísticos com vistas aos mercados nacional e internacional.

O encontro tem início nesta sexta-feira (25), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió, onde cada município e empresa participantes poderão expor suas potencialidades e, portanto, comercializar seus destinos. A partir das 10h20, o prefeito Renato Filho terá a oportunidade de comentar ações que transformaram a cidade, anunciando o lançamento da marca de promoção turística do Pilar.

O material de marketing será um verdadeiro divisor de águas, consolidando o trabalho que recolocou o Pilar no mapa do turismo.

“Recuperamos equipamentos como o Cine Pilarense, um dos poucos cinemas de rua em funcionamento no país, potencializando nossos cartões postais, como a orla lagunar e o Alto do Santo Cruzeiro. Tudo isso só foi possível porque também investimos em saúde, educação e segurança, resgatando a autoestima do povo pilarense, que passou a sentir orgulho de sua terra”, conta o gestor, acrescentando que Pilar, dentro em breve, vai receber a maior estátua de Cristo Redentor do mundo, superando as do Rio de Janeiro e Encantado, no Rio Grande do Sul, além do primeiro teleférico de Alagoas, que vai ligar as partes alta e baixa da cidade.

Já durante a primeira rodada da feira de negócios, no stand do Pilar, um relações públicas do Município vai se reunir com representantes das empresas. Será mais uma oportunidade de apresentar tudo o que a cidade tem a oferecer, com direito à degustação de caldinho de bagre – peixe que se tornou patrimônio cultural imaterial de Alagoas – e apresentação do tradicional Boi do Canário.

E no final da tarde, os blocos carnavalescos do Pilar serão a atração da vez no Centro de Convenções, com a programação seguindo no dia seguinte, quando a capacitação vai reunir palestras sobre municípios da região Sul do país.

Saiba mais

Banhada pela lagoa Manguaba, a cidade do Pilar, distante 36 km da capital alagoana, é conhecida não apenas pela rica gastronomia e belezas naturais que a todos encantam, mas também pela história de um povo guerreiro. Geograficamente privilegiada, Pilar ganhou importantes pontos de visitação, como o Complexo Cultural e Religioso Dilma Canuto.

Já o Cine Pilarense – criado com a proposta de resgatar a cultura e tradição locais – foi reaberto à comunidade após mais de três décadas de abandono. Ele já é palco de vários eventos que reúnem a arte pilarense, personagens do folclore alagoano e, é claro, amantes da sétima arte que sonhavam com a revitalização do lugar.

Eventos tradicionais também foram lembrados, como a Festa de Nossa Senhora do Pilar, que é celebrada em 02 de fevereiro e faz parte do calendário turístico e de eventos oficiais do Estado de Alagoas.

A Casa da Cultura e Museu Arthur Ramos, por sua vez, é outro espaço totalmente revitalizado que traz a história não apenas do médico, antropólogo e ilustre filho do Pilar, mas também da cultura e tradição pilarenses, com o visitante podendo acessar informações diversas – como a descrição dos pontos turísticos da cidade – por meio de um totem informativo.

Nada disso, porém, seria possível se não fosse a preocupação com a segurança dos pilarenses. É que, em 2010, a cidade figurou entre as 10 mais violentas do mundo, chegando a contabilizar 100 homicídios em um único ano. A escalada da criminalidade, porém, deu lugar ao desenvolvimento, e Pilar logo deixou o mapa da violência para assumir o seu lugar, em definitivo, no mapa do turismo.

Isso se deu graças à reestruturação da Guarda Municipal, à parceria com as polícias Civil e Militar, à entrega de equipamentos como o maior complexo esportivo do estado e, sobretudo, às ações executadas no sentido de mudar, para melhor, a vida do cidadão pilarense – que viu na educação pública e de qualidade uma perspectiva de mudança real.

É por tudo isso que Pilar está preparada não apenas para receber novos visitantes, mas também para mais 150 anos de muito progresso.