Cultura

Diteal abre inscrições para a 16ª edição do Quinta no Arena

Ao todo, serão selecionados 18 espetáculos; as apresentações estão previstas para acontecer entre os dias 6 de julho e 26 de outubro

Por Ascom Diteal 04/04/2022 18h06
Diteal abre inscrições para a 16ª edição do Quinta no Arena
Espetáculo Fragma (2018), Rodrigo Avelino - Foto: Andréa Guido

As quintas-feiras do Teatro de Arena Sérgio Cardoso, que chega ao seu cinquentenário este ano, voltarão a transbordar música, teatro e dança. A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) divulgou o edital em 1º de abril, no Diário Oficial do Estado. Os interessados já podem realizar a inscrição a partir desta segunda-feira (4), através do site www.diteal.al.gov.br. No documento, constam todas as exigências para que as propostas enviadas sejam habilitadas.

Os artistas e grupos culturais alagoanos têm até o dia 18 de maio para inscrever os projetos que irão compor a grade de programação. As propostas devem ser enviadas para [email protected]. São aceitos espetáculos nas categorias artes cênicas (teatro, dança e circo) e música (popular e erudita). O edital, que pode ser acessado clicando abaixo, é direcionado para pessoas jurídicas de natureza artística-cultural que comprovem atuação no estado.

Confira o edital clicando neste link.

“Este ano, estamos retornando com todas as nossas apresentações de forma presencial. O Teatro Deodoro é o Maior Barato e o Quartas Eruditas já foram retomados, agora é a vez do Quinta no Arena, que volta no ano em que o Arena completa 50 anos. O projeto valoriza e incentiva a arte local. Convido a todos os interessados que se inscrevam para que possamos dar visibilidade à produção artística-cultural de Alagoas”, afirma a diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Os projetos inscritos passam primeiro pela fase de habilitação, com a análise dos documentos. As propostas devidamente habilitadas seguem para avaliação de itens como excelência artística, cumprimento com as exigências do edital e no trabalho de produção para viabilizar parcerias, histórico do proponente e valorização da arte local. O processo é conduzido pela Comissão de Seleção da Diteal.

Coco de roda com Jurandir Bozo (2019) – Foto: Jorge Vieira

O resultado inicial do edital sairá no dia 24 de maio com a lista dos habilitados e inabilitados. Em seguida, é aberto o período de recursos, nos dias 25 e 26 de maio. A avaliação dos recursos é feita entre os dias 27 e 30 de maio e enviada a resposta aos proponentes. Após essas etapas, será a vez do resultado final no dia 03 de junho no site www.diteal.al.gov.br.

As apresentações acontecerão às quintas-feiras, às 19h30, com ingressos por R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada). As apresentações serão nos dias 06, 13, 20 e 27 de julho; 03, 10, 17, 24 e 31 de agosto; 02, 09, 16, 23, 30 de setembro; e 05, 12, 19 e 26 de outubro.

Espetáculo Fragma (2018), Rodrigo Avelino – Foto Andréa Guido

“A expectativa é das maiores, primeiro pela retomada do projeto presencialmente, depois de dois anos de impedimento devido à pandemia, em seguida, devido aos 50 anos de fundação de Teatro de Arena Sérgio Cardoso, que se celebra em 14 de julho próximo. O projeto tem sido de grande importância, pois, afirma o equipamento como um palco democrático e focado principalmente na cena local, quanto pela democratização da platéia, podemos então reafirmar que o nosso palco é vivo e atuante, honrando assim, a sua idealização, construção e existência”, explica Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal.