Maceió

Câmara de Maceió aprova a criação do Dia Municipal do CAC, proposta por Leonardo Dias

Se aprovado pelo prefeito, o dia será comemorado em 3 de agosto

Por Assessoria 04/04/2022 18h06
Câmara de Maceió aprova a criação do Dia Municipal do CAC, proposta por Leonardo Dias
O vereador Leonardo Dias (PL) - Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Maceió (CMM) aprovou o Projeto de Lei, de autoria do vereador Leonardo Dias (PL), que instituiu o Dia Municipal do CAC, que será comemorado em 3 de agosto a partir deste ano.

Os CAC’s, - sigla utilizada para identificar caçadores, atiradores e colecionadores – são praticantes de tiro esportivo e estão legalmente autorizados pelos órgãos competentes para possuírem armas de fogo para fins, unicamente, esportivos e recreativos praticados em clubes específicos para a modalidade.

O Projeto de Lei autoriza ainda que sejam realizados eventos públicos municipais durante o dia comemorativo. Entre as atividades estão a ampla divulgação e esclarecimentos sobre as competições e legislações dos exercícios dos CAC's.

"O tiro esportivo é uma atividade desempenhada pelos CAC's. É uma modalidade contida nos Jogos Olímpicos de Verão desde 1896. Atualmente, são disputadas cerca de 15 modalidades de tiro, sendo nove masculinas e seis femininas. É um esporte muito comum e que é dever do Estado fomentá-lo", afirmou.

De acordo com a atleta Waneska Arruda, diretora secretária da Associação de CACs de Alagoas (ASCACS-AL) e da Federação Alagoana de Tiro (FALT), a criação de um dia em homenagem aos praticantes das modalidades – proposta por Leonardo Dias – concretiza o devido reconhecimento que a modalidade – primeira a conquistar uma medalha de ouro olímpica para o Brasil – e seus praticantes merecem.

“É um dia em que recordamos a medalha de ouro obtida pelo tenente Guilherme Paraense, que se tornou o primeiro atleta brasileiro a ganhar uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos. O esporte tem história de relevância para o nosso País e que até hoje faz inúmeros campeões”, ressaltou.

O Projeto de Lei segue para a sanção do prefeito. A partir disso, se tornará lei.