Maceió

Prefeitura promove dia de lazer inclusivo com Projeto Praia Acessível

A ação aconteceu na orla da Praia de Pajuçara e contou com várias atividades esportivas adaptadas

Por Ascom Semtel 10/04/2022 08h08
Prefeitura promove dia de lazer inclusivo com Projeto Praia Acessível
Iniciativa contou com várias modalidades esportivas na orla de Pajuçara. - Foto: Émile Valões

“Aproveitar esse mar maravilhoso, com águas mornas e transparentes, é muito gratificante. Esse projeto é bom demais, estou muito feliz”. Foi assim que a dona Irlanda Cavalcante Pires, de 73 anos, definiu a manhã deste sábado. A frase foi dita por ela enquanto voltava para a areia após um banho de mar na Praia de Pajuçara, durante a ação do Projeto Praia Acessível, realizado pela Prefeitura de Maceió.

Durante toda a manhã, pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou com outras comorbidades participaram de uma série de atividades esportivas e de lazer. A programação foi iniciada com uma aula de alongamento, seguida de um momento de dança e corrida acessível com cadeira de rodas.

Os participantes puderam ainda desfrutar de aulas de judô, boxe de cadeira de rodas, basquete 3x3 de cadeira de rodas e banho de mar acessível com cadeiras anfíbias, considerado um dos momentos mais aguardados pelos participantes. A edição deste mês também contou com aulas de stand up paddle e caiaque, além de serviços de saúde, como aferição de pressão e serviços fisioterapêuticos com alunos da Uninassau.

Renato Lourenço, que conquistou a medalha de primeiro lugar na modalidade de corrida acessível para adultos, destacou que o momento é uma oportunidade de encontrar os amigos.

“Convido a todos que possuem algum tipo de deficiência a participarem desse projeto. É um momento de troca com os nossos pares, que possuem as mesmas limitações que nós, um momento para trocarmos experiências. É muito gratificante, pois nos divertimos, conversamos e ainda nos exercitamos”, pontuou o atleta.

De acordo com a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Patricia Mourão, o projeto está sendo retomado aos poucos, mensalmente, mas com a proposta de ampliação de ações e periodicidade.

“Em parceria com a iniciativa privada e as instituições, vamos trabalhar para que a capital avance ainda mais na oferta desses serviços. Hoje foi um dia especial, não somente para as pessoas com deficiência, mas também para os familiares e amigos destas pessoas. O Praia Acessível proporciona inclusão, momentos de lazer, desenvolvimento físico e muita troca entre os participantes. É um dos projetos prioritários da gestão do prefeito JHC”, destacou.