Maceió

Vergel tem 1ª feira literária nesta quinta-feira (28)

Evento começa às 18h30 de hoje e vai até sábado (30)

Por Secom Maceió 28/04/2022 16h04
Vergel tem 1ª feira literária nesta quinta-feira (28)
Abertura será realizada na quadra de esportes da Escola Municipal Rui Palmeira - Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

Uma grande estrutura foi montada para a realização da 1ª Feira Literária do Vergel do Lago (Flivergel). Tendas, palcos e diversos stands para a feira de livros, ações educativas, palestras e shows musicais deixaram o espaço mais vivo e movimentado. Crianças, pais de alunos e comunidade em geral estão ansiosos para participarem das atividades. O evento começa nesta quinta-feira (28), às 18h30, na quadra esportiva da Escola Municipal Rui Palmeira, e vai até sábado (30).

Ao redor da estrutura da feira há vendedores, moradores da localidade e as barracas já montadas. Diana dos Santos é uma dessas vendedoras. Ela vende salgados, caldo de cana e outros tipos de lanche. Ela levou sua filha Rute Beatriz, 5 anos, ao espaço. Rute é aluna do Centro Educacional de Educação Infantil (CMEI) Walter Pitombo Laranjeiras, no Vergel do Lago.

Diana conta que vai levar a filha para participar das brincadeiras da feira e também vai tentar vender alguns produtos para ganhar um dinheiro extra. Para ela, eventos como esse ajudam a desenvolver o crescimento das crianças e a comunidade como um todo.

"Esses eventos são bons porque abrem mais a mente das crianças. Hoje em dia os pequenos querem brincar no celular, com tecnologia, e um evento desse como o Flivergel ajuda a desenvolver o crescimento dos estudantes. Isso ajuda tanto as crianças quanto os próprios pais. Estou animada e ansiosa", afirma a vendedora.

Outros dois jovens foram ao local, curiosos, para observar a estrutura que chama a atenção. Moradora da comunidade, a adolescente de 14 anos, Maxsuelly da Silva, comenta que está animada com a feira literária. "Quero muito participar da contação de história, acho que vai ser bonito. Quero também assistir aos shows e ver os livros. Vou tentar trazer a família também", diz.

Já Ulysses Ferreira, de 11 anos, que estuda na Escola Municipal Deraldo Campos, também localizada no Vergel, revela que quer aproveitar o tempo no evento. "Eu também estou animado. Vou vir cedo para aproveitar e tentar participar de tudo um pouco. Acho que vai se bom", conta o estudante.

A manhã desta quinta foi de muito trabalho para organizar todo o espaço. Funcionários da secretaria e outros trabalhadores carregam peças das estruturas e objetos que serão utilizados na cerimônia de abertura do evento. Uma parte da esquina da rua foi fechada para promover maior liberdade de movimentação de visitantes.

Na área externa, localizada perto da Praça Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, há um grande palco montado onde vão acontecer as atrações culturais e shows, tendas onde serão realizadas vendas de livros e atividades pedagógicas e o ônibus da Biblioteca Móvel, lugar onde ocorrem as contações de histórias.

Abertura da Flivergel

A cerimônia de abertura da feira será realizada na quadra de esportes da Escola Municipal Rui Palmeira e vai contar com a presença de autoridades locais, intelectuais, artistas e comunidade. As palestras e oficinas acontecerão dentro da unidade. O homenageado do evento é o antropólogo e professor, Edzon Bezerra.

Esta é a segunda feira literária realizada em 2022. A primeira aconteceu no bairro do Pontal da Barra. Durante o ano, serão executadas diversas feiras como essas em diferentes pontos da cidade, como os bairros Poço, Cidade Universitária e Jacintinho.

Confira a programação completa clicando neste link.