Agricultura

Emater participa da 61ª Assembleia Geral Ordinária da ASBRAER em Goiás

Encontro teve como foco central a discussão de projetos, ampliação de parcerias e estratégias para dinamização dos serviços de ATER

Por Assessoria 04/05/2022 12h12
Emater participa da 61ª Assembleia Geral Ordinária da ASBRAER em Goiás
Emater participa de evento - Foto: Assessoria

O presidente interino do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), Moisés Leandro, representou o órgão na 61ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER), que aconteceu em Goiás, na quinta (28) e sexta-feira (29).

O evento teve como foco central a discussão de projetos, ampliação de parcerias e estratégias para dinamização dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), como política pública indispensável à inclusão e fortalecimento dos negócios rurais de promoção ao desenvolvimento sustentável no Brasil.

Além disso, foram debatidas as perspectivas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) para ATER pública em 2022, e foram elucidadas dúvidas sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil.

“A reunião teve uma importância significativa para a Emater, uma vez que também discutimos possibilidades de recurso público para atender nossa demanda interna de ATER. Foi um momento de congregação, de desenvolvimento de estratégias para fortalecer os serviços em todo o país”, ressaltou o presidente interino Moisés Leandro.

Moisés destacou uma apresentação do evento, intitulada "Uma proposta inovadora para a ATER brasileira", que é endereçada aos candidatos à Presidência da República. “O intuito é nortear, também, o debate político em cada estado. A ATER pública precisa ocupar espaço na agenda política, com posterior pontuação nos orçamentos estaduais, focando na real necessidade de estruturação de cada Emater”, pontuou.

Outro destaque de grande relevância feito por Moisés foi a possibilidade das instituições públicas de pesquisa estaduais se integrarem oficialmente no ambiente da ASBRAER, dentro da perspectiva de fortalecimento institucional para a dinâmica do desenvolvimento sustentável da agropecuária.

O encontro ainda contou com a presença do secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do MAPA, Márcio Cândido; do presidente da ANATER, José Ferreira da Costa; presidente da ASBRAER, Nivaldo Magalhães; e o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/GO), Pedro Leonardo Rezende, anfitrião do evento.