Política

Marx Beltrão quer audiência pública com Aneel contra reajuste da Equatorial: "Este aumento é um completo absurdo"

O parlamentar disse que reajuste chega a ser "imoral" e também diz que vai chamar o Ministério de Minas e Energia para audiência

Por 7Segundos com assessoria 09/05/2022 17h05
Marx Beltrão quer audiência pública com Aneel contra reajuste da Equatorial: 'Este aumento é um completo absurdo'
Deputado Federal Marx Beltrão (PSD) - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O deputado federal Marx Beltrão (PP) protocolou na Câmara dos Deputados, em Brasília, requerimento para realização de audiência pública no Congresso Nacional sobre o aumento de 20% na tarifa de energia elétrica em Alagoas. No documento, Beltrão pede que o presidente da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) Fernando Luiz Mosna e o ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque estejam presentes ao evento. O objetivo é fazer com que o governo explique os motivos que levaram à aprovação de reajuste tão elevado para a tarifa cobrada pela concessionária Equatorial Energia.

“Este aumento é um completo absurdo, é inaceitável e chega a ser imoral. Como assim, aumentar em 20% a conta de energia? Os salários não sobem a contento, a inflação aumenta, os preços em gerais estão subindo. E a tarifa de energia elétrica nunca esteve tão cara, dando lucros astronômicos e bilionários à Equatorial. O povo de Alagoas não pode continuar bancando com seu suor os ganhos gigantescos desta empresa. Nesta audiência pública, se aprovada, queremos ouvir a Aneel e o Ministério para saber quais os motivos da aprovação deste aumento e, especialmente, encontrar meios para barrar esta medida que somente prejuízo trará a nossa gente”, disse Marx Beltrão.

“Fomos surpreendidos com a notícia do novo reajuste da tarifa de energia elétrica, autorizado pela Aneel no último dia 26, com impacto direto em 1,2 milhão de unidades consumidoras em Alagoas. Nos últimos dois anos, o reajuste para os alagoanos chegou a 40%, atingindo diretamente a economia do estado e a despesa das famílias. Estamos, inclusive, articulando na Câmara a aprovação de um Projeto de Decreto Legislativo para barrar este aumento. Já pedi urgência na votação desta proposta e agora falta só o Projeto ser pautado. Estamos, eu e vários outros colegas deputados, engajados em um grupo que quer fazer justiça e colocar um freio nesta falta de respeito para com o consumidor alagoano de energia”, destacou o deputado.

Marx Beltrão é um dos articuladores na Câmara dos Deputados da luta pela aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 94/2022. Na prática, o Projeto cancela o último aumento na tarifa de energia elétrica de 20% autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e que já está sendo cobrado pela Equatorial em Alagoas. Beltrão tem se destacado na defesa desta causa, tendo não somente criticado o reajuste como buscado, por meios oficiais, a suspensão do aumento e a prestação de um serviço de energia eficiente e a preço justo para os alagoanos.