Maceió

Mais de 68% dos maceioenses estão endividados, aponta pesquisa

Cartão de crédito permanece de forma quase absoluta como o principal meio utilizado para a geração de dívidas

Por 7Segundos 11/05/2022 15h03
Mais de 68% dos maceioenses estão endividados, aponta pesquisa
Movimento no Centro de Maceió - Foto: Ascom

O endividamento das famílias maceioenses voltou a crescer pelo segundo mês consecutivo, afetando 68,7% dos moradores da capital alagoana. O cenário é apresentado na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência de Maceió (PEIC) de abril, realizada pelo Instituto Fecomércio, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Ainda segundo o levantamento, a inadimplência também cresceu e chega a 19% das famílias. Para o assessor econômico da Federação do Comércio de  Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Victor Hortencio, a pressão exercida pelo aumento das taxas de juros, inflação edesemprego tem causado bastante impacto no orçamento do maceioense.

Em Maceió, entre as pessoas endividadas, 60% estão com o orçamento comprometido em prazo de 3 a 6 meses com compras parceladas ou financiamentos e mais de 80% já comprometem entre 11% e 50% do salário com dívidas. Nesse contexto, Hortencio ressalta que o limite recomendado para o comprometimento do orçamento com parcelas e dívidas é de 30%.

Em se tratando dos meios de endividamento, com 96,2%, o cartão de crédito permanece de forma quase absoluta como o principal meio utilizado para a geração de dívidas na aquisição de bens e serviços.