Maceió

Com riscos no solo, moradores dos Flexais pedem realocação

Moradores da região apontam problemas parecidos com os apresentados no bairro do Pinheiro

Por 7Segundos 27/05/2022 15h03
Com riscos no solo, moradores dos Flexais pedem realocação
Moradores da região foram na Defensoria Pública para apresentar laudo que aponta riscos - Foto: Reprodução/AL1

Moradores dos Flexais, no bairro do Bebedouro, foram à Defensoria Pública de Alagoas na manhã desta sexta-feira (27) para pedir pela desocupação das casas e subsequente realocação da população da região.

A comissão dos moradores levaram um documento que aponta supostos problemas no solo da região. De acordo com os moradores, esses problemas representam riscos para mais de 800 casas em ambos os flexais.

Para o representante dos moradores, Antônio Domingo, os riscos impedem a moradia na região.

“E a Defesa Civil de Maceió infelizmente fez um laudo de isolamento socioeconômico e ilhamento, que esse laudo não deu favorável para a nossa realocação”, disse.

Os moradores argumentam que os problemas apresentados no solo da região e os riscos que as residências sofrem são os mesmos apresentados nas casas no Pinheiro, que está com o solo afundando devido a mineração da Braskem.

O engenheiro Lucas Mattar, que fez o laudo constatando os problemas no solo e apontou os riscos, disse que analisou 62 casas da região e constatou a adversidade de fundação do solo.

“Não tem como as 62 casas estarem coincidentemente com problemas de fundação, então isso é um problema do solo”, informou o engenheiro, que também falou sobre o conhecimento público da situação de bairros como Pinheiro.