Violência

Passageira é agredida por motorista de aplicativo ao se recusar a pagar taxa extra no Ceará

O agressor cobrou uma quantia a mais do que o valor predeterminado pelo aplicativo e se negou a deixar a mulher no destino final

Por 7Segundos 02/06/2022 18h06 - Atualizado em 02/06/2022 20h08
Passageira é agredida por motorista de aplicativo ao se recusar a pagar taxa extra no Ceará
Passageira teve os cabelos puxados e levou socos no rosto ao se recusar a pagar taxa extra exigida pelo motorista - Foto: Reprodução

Uma passageira foi enforcada e agredida com socos puxões de cabelo por um motorista de aplicativo no Bairro José Geraldo da Cruz, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, na noite deste domingo (29). A ação violenta do agressor, que não teve a sua identidade revelada, foi registrada por câmeras de segurança. A vítima, identificada como Camila Andrade, divulgou em suas redes sociais, no dia 31 de maio, a filmagem completa de todo o ocorrido.

Sem cortes, é possível ver que a discussão entre o motorista e a passageira iniciou assim que a mesma entrou no veículo. De acordo com o relato de Camila, o suspeito, em tom de ignorância, disse que não a levaria até o destino final pelo o valor que o aplicativo cobrou inicialmente. Para que ele realizasse a viagem, a passageira teria que pagar um valor extra.

Ao se negar a pagar mais do que o 99 App predetermina, o motorista disse para que ela descesse do carro e cancelasse a viagem. Camila desceu do carro, mas disse que não cancelaria devido à taxa de cancelamento que o aplicativo cobra de passageiros que cancelam.

Com raiva, o homem começou a disparar ofensas contra a passageira. De imediato a vítima pegou o celular e foi tirar uma foto da placa do carro para realizar uma denúncia na plataforma que o motorista atuava. Foi nesse momento que o indivíduo desceu do veículo proferindo mais xingamentos à mulher e, após alguns segundos, deu o primeiro tapa. Camila chegou a cambalear com a força da agressão e deixou o seu celular cair no chão.

O motorista, com receio de ser denunciado, pegou o celular da vítima rapidamente e se negou a devolvê-lo. A sessão de agressão física e verbal continuou por um longo período. O suspeito jogou a passageira dentro do carro e ficou a enforcando, chegando até mesmo a levantar a blusa que ela estava vestindo e deixando os seus seios à mostra. As agressões só pararam quando vizinhos saíram de suas casas e se aproximaram. Assista ao vídeo abaixo:

De acordo com o advogado criminalista Danilo Loiola, o motorista já possuía histórico de agressão contra a mulher e passagem por porte ilegal de arma.

Plataforma se pronuncia

Com a repercussão do caso a 99 se pronunciou sobre o assunto. Leia a nota da plataforma na íntegra:

A 99 lamenta profundamente o caso e repudia veementemente o ato de violência contra a passageira Camila. Assim que tomamos conhecimento, banimos o motorista e estamos em contato com a passageira para prestar acolhimento e suporte necessários. Estamos disponíveis para colaborar com as investigações das autoridades, se necessário.

Destacamos que o respeito mútuo é a base de tudo e obrigatório para utilização do app. A 99 investe constantemente em segurança e educação para fomentar respeito e gentileza nas corridas, como o Guia da Comunidade 99, que traz orientações para os usuários de como agir e quais comportamentos não são aceitos na plataforma.

Ressaltamos ainda que a segurança é prioridade para a empresa, antes, durante e depois das viagens. Em situações como essa, que vão contra os Termos de Uso do app, orientamos que o usuário, seja ele motorista ou passageiro, informe imediatamente pelo app ou pela nossa Central de Segurança, no telefone 0800-888-8999, para que medidas cabíveis sejam aplicadas.

Por fim, reforçamos que o passageiro não deve aceitar nenhum tipo de cobrança além da que está sendo mostrada pelo aplicativo.