Geral

Pilar vai receber dinamarqueses interessados em conhecer ações na atenção primária à saúde

Visitantes serão apresentados às ações desenvolvidas no municípios por meio da plataforma online do SUS

Por 7Segundos com assessoria 08/06/2022 14h02
Pilar vai receber dinamarqueses interessados em conhecer ações na atenção primária à saúde
O conectSUS vai ser usado para apresentar avanços no município - Foto: Reprodução/Assessoria

A cidade do Pilar será palco, nesta quinta-feira (09), de um encontro cujo objetivo é debater a qualidade do serviço de saúde pública. Desta vez, uma comitiva formada por dinamarqueses e integrantes do Ministério da Saúde vai conhecer as ações de atenção primária desenvolvidas no Pilar, com destaque para os avanços obtidos por meio da plataforma ConectSUS. O encontro tem início às 8h, no Complexo Esportivo Edson Maia, na Chã do Pilar, de onde os visitantes seguirão para unidades de saúde do município.

O ConectSUS é um programa do governo federal que versa sobre a informatização e integração das informações de cada usuário e a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS). Inicialmente, a ferramenta foi implantada em dois postos de saúde do Pilar. Hoje, a plataforma já se encontra presente em todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Cada uma delas dispõe de todo o aparato, inclusive tecnológico, necessário para um atendimento de excelência.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro André Moraes, a visita da delegação dinamarquesa é mais uma demonstração de que Pilar vive um novo momento. Afinal, já são sete unidades básicas de saúde reformadas e três construídas.

“Receber profissionais de outro continente interessados em reproduzir o nosso trabalho em solo estrangeiro é algo extremamente gratificante. Isso prova que estamos no caminho certo. Além disso, este encontro também representa uma grande oportunidade de trocarmos experiências, para que, dessa forma, continuemos a evoluir na assistência prestada à população pilarense”, avalia o secretário, acrescentando que Pilar já tem 100% de cobertura na atenção básica.

Moraes lembra, ainda, o alcance de equipamentos como a Casa da Mulher Pilarense, que, além de garantir uma série de especialidades médicas, também oferta práticas integrativas e complementares, como pilates e yoga, além de acolher vítimas de violência doméstica. E não para por aí. Em breve, Pilar também terá um Centro Especializado em Reabilitação (CER), espaço que será uma referência na atenção à saúde da pessoa com deficiência.

Isso sem falar no Hospital do Futuro, que está sendo construído às margens da BR-316 e deve ser entregue ainda este ano. A unidade contará com 159 leitos, sendo 10 de UTI, servindo, principalmente, à população de toda a região metropolitana.