Agricultura

Superintendente da Emater dá palestra sobre ATER digital e participativa em evento universitário

Esta é a segunda edição do EXTENSINVET, a qual a Emater já participou em abril

Por Ascom Emater 10/06/2022 14h02
Superintendente da Emater dá palestra sobre ATER digital e participativa em evento universitário
Superintendente da Emater dá palestra sobre ATER digital e participativa em evento universitário - Foto: Ascom Emater

A superintendente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), Rita de Cássia, deu uma palestra sobre “Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) digital participativa” no evento EXTENSINVET, realizado pelo curso de medicina veterinária do Cesmac, nessa quinta-feira (09), no campus de Marechal Deodoro.

Também esteve presente o técnico Gilson Bernardo, representando os extensionistas do Instituto. A palestra da superintendente da Emater teve como foco o uso das tecnologias digitais como “alavanca” para que os diálogos no meio rural ocorram de maneira participativa entre os integrantes.

“É de suma importância estabelecer a articulação da ATER Pública com as instituições de ensino, buscando a formação de parcerias, fóruns de debates e outros métodos de integração entre a Emater e ensino, para os estudantes vivenciarem momentos de reflexão e de compartilhamento de práticas de uma nova metodologia pedagógica de ATER”, ressaltou Rita.

Ao todo, seis extensionistas, três supervisores regionais, 374 alunos – entre turmas do 1⁰ ao 9⁰ período – e oito professores participaram do evento. Os universitários fizeram 43 trabalhos de extensão, que abrangem as situações de seis propriedades rurais assistidas pela Emater.

A frente de honra foi composta pela superintendente da Emater, Rita de Cássia; o reitor do Cesmac, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho; o vice-reitor, professor Dr. Douglas Apratto Tenório; a pró-reitora, professora Dra. Cláudia Medeiros; o coordenador do Núcleo de Extensão, professor Dr. José Rodrigo de Araújo Guimarães; a coordenadora do curso de medicina veterinária, professora Dra. Gilsan Aparecida de Oliveira; e, remotamente, a presidente da comissão do EXTENSINVET, professora Dra. Mariah Tenório de Carvalho.

A coordenadora do curso, Gilsan Aparecida, pontuou que muitas faculdades esquecem da extensão e, consequentemente, o pequeno produtor, que mantém o desenvolvimento do Estado. “A parceria com a Emater foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para o Cesmac. Foi algo fundamental, porque a prática colocou os nossos alunos em contato direto com os agricultores familiares. A Emater fez isso de forma brilhante, porque os técnicos estavam preparados para receber os estudantes. O evento é um resultado disso, além das publicações dos trabalhos, que vão se tornar referência para o estado”.

II EXTENSINVET

Esta é a segunda edição do EXTENSINVET, a qual a Emater já participou no começo do evento em abril, por meio de uma parceria com o centro universitário, com a realização de práticas extensionistas com os alunos do ensino superior, supervisionados pelos técnicos do Instituto e pelos professores.

Durante as conversas com os agricultores, os alunos observaram todas as práticas desenvolvidas na propriedade em questão, identificaram os possíveis problemas e apresentaram uma possível solução no seminário desta quinta, que será passada ao produtor.