Geral

Escola Municipal em Pilar é reinaugurada nesta segunda-feira (20)

A reforma da Escola Municipal Professora Jacy da Costa Ayres foi concluída na tarde de hoje

Por Ascom Pilar 20/06/2022 16h04
Escola Municipal em Pilar é reinaugurada nesta segunda-feira (20)
A escola não recebia uma reforma desde 2007 - Foto: Reprodução/Assessoria

Se Pilar vive um novo momento é porque a gestão municipal prioriza a educação, com foco na oferta de oportunidades, do investimento em tecnologia à valorização do servidor. E nesta segunda-feira (20), a comunidade do bairro Santa Luzia, na Chã do Pilar, voltou a contar com um importante equipamento público. É que a Escola Municipal Professora Jacy da Costa Ayres foi reinaugurada após uma ampla reforma, o que não acontecia desde o ano de 2007.

São quase 1 mil metros quadrados de área construída na Rua do Forno, localidade que, até pouco tempo, era conhecida por concentrar altos índices de violência. Totalmente equipada, a unidade tem seis salas de aula, biblioteca, refeitório e laboratório de informática, além das salas de reforço e atendimento educacional especializado, sendo todas climatizadas. Cozinha e despensa foram ampliadas, assim como os banheiros, enquanto as fachadas foram revitalizadas por completo.

Ao todo, 280 alunos do 1º ao 5º ano serão beneficiados com a escola que vai funcionar em tempo integral, com direito a cinco refeições diárias e educação física no contraturno. Já são 8.859 jovens e adultos matriculados na rede municipal, contra 7.725 estudantes em 2021, perfazendo, assim, um acréscimo de 14,7% no período.

Com a reabertura da escola que ainda recebeu uma área coberta para eventos, a Prefeitura fortalece o processo de ensino e aprendizagem no Pilar, acolhendo também os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), como explica a diretora da unidade, Ivoneide Félix.

“Assim como acontece aos alunos de toda a rede, todos poderão usar a estrutura do nosso complexo esportivo, que fica em frente à escola. Ganhamos uma estrutura de primeiro mundo. Tenho muito orgulho de integrar a equipe da Jacy Ayres, e o nosso sentimento é de gratidão pelo grande trabalho que vem sendo feito em nosso município”, disse a professora.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Clewinho Cavalcante, por sua vez, destacou a importância do equipamento para se combater males como a ociosidade. “O professor vai desempenhar suas tarefas com muito mais amor porque estamos ofertando o que há de melhor, evitando que nossas crianças perambulem pelas ruas. A gestão do prefeito Renato Filho, inclusive, já comprou duas escolas. Hoje, o pai de aluno aposta na escola pública porque, no Pilar, estudar na rede municipal é melhor do que na privada”, comentou o secretário, acrescentando que a Jacy Ayres já começa a funcionar, nesta segunda-feira (20), como colônia de férias, em razão do recesso escolar de 15 dias.

Já o prefeito Renato Filho não conseguiu esconder a satisfação em poder entregar mais uma escola. “Inaugurar uma escola é sempre muito gratificante. E aqui, como de costume, não demos uma pincelada. Mudamos de verdade a estrutura de um prédio que ficou melhor do que muitas escolas particulares. Afinal, trabalhamos como se os alunos fossem nossos filhos, garantindo perspectiva à população pilarense, que, hoje, não se contenta com pouco. O Pilar merece muito mais, e é por isso que avançamos ano após ano”, discursou Renato.

Durante a solenidade que também contou com a presença da deputada estadual Fátima Canuto, o prefeito lembrou outros desafios que, segundo ele, devem superados nos próximos dois anos. Um deles é erradicar a extrema pobreza no município.

“Com programas sociais e geração de emprego e renda, já reduzimos a extrema pobreza pela metade. Os ciclos se fecham, mas ainda temos muito a fazer. Nosso trabalho será lembrado pelos próximos cinquenta anos”, emendou o gestor, acrescentando que, na próxima quinta-feira (23), serão abertas duas mil vagas em cursos profissionalizantes para beneficiários do programa municipal de transferência de renda direta, o Bolsa Viva Bem.