Maceió

Delegado Leonan Pinheiro comenta exoneração de Delegacia de Roubos e sobre disputa eleitoral

O delegado foi questionado se votaria em Lula ou Bolsonaro

Por 7Segundos 28/06/2022 21h09
Delegado Leonan Pinheiro comenta exoneração de Delegacia de Roubos e sobre disputa eleitoral
Delegado Leonan Pinheiro - Foto: Reprodução

O delegado Leonan Pinheiro comentou, nesta terça-feira (28), sobre sua exoneração da Delegacia de Roubos de Maceió, divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 23 de maio deste ano. Tendo se tornado um dos principais nomes entre delegados no Estado, Leonan questiona qual foi a motivação para o afastamento sem aviso prévio do cargo que ocupava há mais de um ano. Além disso, o convidado especial do Na Mira da Notícia falou sobre as eleições presidenciais de 2022 e deixou claro que sua prioridade é Alagoas.

O ato de exoneração foi uma das primeiras medidas tomadas por Paulo Dantas quando assumiu o cargo de governador-tampão do Estado.

Durante o bate-papo com o radialista Ângelo Farias, Leonan Pinheiro levantou os principais questionamentos sobre o seu afastamento repentino da Delegacia de Roubos de Maceió, fato que repercutiu por um crime que foi praticado logo após sua exoneração: o furto milionário no apartamento do influenciador digital Carlinhos Maia.

"Quem será que eles não queriam que eu investigasse?". Essa é a principal dúvida do delegado.

A partir do dia em que foi afastado do cargo, diversos roubos de relógios Rolex foram registrados, além do furto avaliado em R$ 5 milhões no apartamento do influenciador penedense. "Coincidências existem, mas, nessas situações, eu me sinto um leão preso em uma jaula, doido para poder agir e, infelizmente, sem ter condições de ajudar o meu Estado na segurança pública das pessoas", disse. 

O delegado frisa que, independentemente de ser uma celebridade ou não, "sempre fez por todos" e que isso é o que tornou sua popularidade ainda maior entre a população maceioense. "O único critério que eu usava para atender as pessoas na minha delegacia era tão somente a ordem de chegada", destacou.

Eleições 2022

O jornalista Ângelo Farias fez a pergunta que não sai da cabeça do povo em época de eleições: em quem Leonan Pinheiro irá votar para a Presidência da República? Com a disputa e a tensão crescendo cada vez mais entre apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro e do ex-presidente Lula, o delegado se manteve neutro e disse levantar a bandeira de Alagoas e dos alagoanos: "acredito que temos que focar agora nos nossos problemas".

Já sobre a disputa para o Governo de Alagoas, Pinheiro disse que "nunca foi tão fácil escolher". Com o apoio declarado a Rodrigo Cunha, o delegado relembrou o momento em que o senador, na época deputado estadual, "despertou nas pessoas a vontade de participar da política".

"Nós, cidadãos de bem, pagadores de impostos, infelizmente vivemos em um longo período de inércia. Nós apenas passamos a taxar a política e os políticos com uma má política e os maus políticos. "A política é lugar de ladrão, de bandido, de corrupto" e assim deixamos o espaço livre e propício para que a criminalidade e corrupção acontecesse", pontuou.

Mesmo com a falta de fé da população, Leonan Pinheiro diz que as "pessoas de bem devem ocupar os espaços". "Atendi o chamado daquele que estava se candidatando ao Senado, Rodrigo Cunha, que disse que as pessoas, principalmente os jovens, deveriam reagir para participar da política. Eu decidi que não ficaria mais em casa, inerte, aguardando as coisas acontecerem", relembra.

O delegado pontua que se preparou por anos e que se sente pronto para dar o que Alagoas precisa e o que os alagoanos merecem e tanto carecem. "Vamos ocupar o nosso espaço e reagir para colocar a nossa política nos eixos", disse esperançoso.

Causa animal

Sendo uma das principais figuras públicas que lutam pelos direitos dos animais, Leonan Pinheiro destaca o que o motiva para continuar na linha de frente pela causa: o amor. "Sempre fui amante e defensor dos animais".

"Em janeiro de 2021 recebi a titularidade da Delegacia de Crimes Ambientais. Desde o meu primeiro dia de trabalho percebi que não seria tão somente o delegado que prenderia quem pratica maus-tratos, até porque, se eu focasse nessa missão, iria encher o camburão da minha viatura e não sobraria vaga no xadrez", disse.

Pinheiro ainda pontuou os casos de maus-tratos aos animais que acontecem por todo o Estado. "Em Alagoas, nós, infelizmente, vemos em cada esquina N situações de maus-tratos, seja violência aos animais domésticos, seja as rinhas de galo que até hoje acontecem, sejam os envenenamentos de gatos, sejam as carroças e charretes que tanto agridem e mutilam os nossos equinos, ou sejam outras situações como a zoofilia que ainda existe nos dias de hoje", lamentou.

O seu objetivo não é fazer somente o papel repressivo quanto à essas criminalidades, mas também preventivo para evitar que casos assim ocorram. Levar educação e ensinamentos às pessoas para que a sociedade desperte é a sua prioridade.