Alagoas

Aumento do nível dos rios, provocado por chuva, surpreende Alagoas: "Maior que em 2010"

Atuação da sala de alerta tem conseguido evitar tragédia como a ocorrida 12 anos atrás

Por 7Segundos 03/07/2022 08h08
Aumento do nível dos rios, provocado por chuva, surpreende Alagoas: 'Maior que em 2010'
Em alguns pontos de União, a água alcança o telhado das casas - Foto: Reprodução

O efeito das chuvas que caem nos últimos dias sobre as bacias hidrográficas em Alagoas surpreende autoridades no Estado. O governador Paulo Dantas (MDB) iniciou a entrevista coletiva, na noite de sábado (02), informando que houve transbordamento de todos os rios que cortam o Estado. Segundo ele, da região Norte ao Sertão, o aumento do nível das bacias provocou estragos e deixou pessoas desabrigadas. 

"Os rios alcançaram nível maior do que em 2010 e todos os 102 municípios foram atingidos", afirmou o governador, se refererindo as enchentes dos rios Mundaú e Paraíba, que atingiu 19 cidades e mais de 200 mil habitantes, entre desabrigados, desaparecidos e mortos, no incidente que na época foi classificado como maior desastre natural de Alagoas.

O meteorologista Vinícius Pinho, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), afirmou que ainda não foram feitos estudos comparativos sobre as enchentes de 2010 com o transbordamento dos rios nos últimos dias, mas enfatizou que - diferente de 12 anos atrás - a atuação integrada dos órgãos impediu a ocorrência de mortes.

O estudioso explicou que após o desastre de 2010, o Estado criou a Sala de Alerta, que reúne órgãos como a Semarh, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, que facilita a atuação em situações como o atual transbordamento das bacias hidrográficas. 

"Geralmente a gente emite o alerta com um ou dois dias de antecedência e isso é muito importante porque dessa vez os rios subiram mais que em 2010. O grande diferencial é que não tivemos nenhuma vítima fatal, isso graças ao trabalho do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Sala de Alerta, que é mantida pelo Estado. O impacto financeiro e social das enchentes é grande, mas nós estamos conseguindo salvar vidas", declarou.

Com a criação da Sala de Alerta, foram instaladas várias estações hidrológicas, para monitorar o nível das bacias. Os equipamentos, segundo o meteorologistas, foram instalados em pontos mais altos do que os rios alcançaram naquele ano e, nos últimos dias, parte desses equipamentos foram arrastados pela enchente.

"Em Limoeiro de Anadia, apenas para citar um exemplo, numa ponte que fica na estrada em direção a Arapiraca temos uma régua que tem 10 metros de altura e que foi instalada para monitoramento. Essa régua foi coberta pela cheia, e o passeio da ponte foi levado pelo rio", afirmou.