Maceió

Conselho Tutelar reforça serviços de proteção a criança e adolescente nos abrigos

População pode e deve denunciar casos de violação do direito da criança e do adolescente

Por Secom Maceió 08/07/2022 16h04
Conselho Tutelar reforça serviços de proteção a criança e adolescente nos abrigos
Conselho Tutelar reforça serviços de proteção a criança e adolescente nos abrigos - Foto: Secom Maceió

Com objetivo de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, neste momento de calamidade pública, o Conselho Tutelar de Maceió se faz presente nos espaços abertos para receber as famílias afetadas pela cheia da Lagoa Mundaú.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas) informa que há contatos telefônicos e serviços disponíveis para encaminhamento de denúncias de crimes contra as crianças, nesse período. O conselheiro tutelar da Região II, Vinícius Elói, destaca o trabalho que vem sendo realizado nos abrigos de Maceió.

“É um momento difícil para as famílias da orla lagunar. Nós tentamos garantir de toda forma o direito das crianças e adolescentes, assim podemos também requisitar os serviços públicos para essas pessoas. Com a emissão de segunda via dos documentos perdidos, acompanhamento e encaminhamento junto a toda a rede de assistência social. É importante também que a população denuncie sempre casos de violação ao direito da criança e do adolescente”, ressaltou.

O Conselho Tutelar da Região II funciona na Rua Marquês de Pombal, nº 32, no bairro Vergel do Lago, das 8h às 14h, atendendo a população dos bairros Centro, Levada, Vergel do Lago, Ponta Grossa, Prado, Trapiche da Barra e Pontal da Barra.

Em caso de desaparecimento da criança, os pais ou responsáveis podem também procurar o conselho tutelar para solicitação do apoio da rede de proteção e para que seja dado o atendimento prioritário ao caso. São dez as regiões que concentram o trabalho dos Conselhos Tutelares e abrangem todos os bairros de Maceió.

DISQUE 100

O Disque 100 é um serviço de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. As denúncias recebidas na Ouvidoria da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e no Disque 100 são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.

Telefone úteis

Delegacia Especializada de Crime Contra e Adolescente (DCCCA)

A delegacia funciona de 8h às 18h, na Rua Abdon Assis Inojosa Andrade, Jatiúca. O telefone de contato é o 3315-9941 ou ainda pelo e-mail [email protected].