Saúde

Após enchentes, Alagoas registra cinco mortes por leptospirose

Além disso, ainda existem três casos em investigação, segundo a Secretaria de Estado da Saúde

Por 7Segundos com TV Pajuçara 12/07/2022 15h03
Após enchentes, Alagoas registra cinco mortes por leptospirose
Enchente no Pilar - Foto: Reprodução / TV Pajuçara

Após as enchentes causadas pelas fortes chuvas em Alagoas, o estado contabilizou cinco mortes por leptospirose. Além disso, ainda existem três casos em investigação, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Em entrevista à TV Pajuçara, o médico infectologista e coordenador do gabinete da Sesau da Covid-19 e outras doenças transmissíveis, Renée Oliveira, explicou que a bactéria não precisa de uma pele ferida para infectar, podendo penetrar na pele íntegra.

"Não podemos negligenciar a doença. Os sintomas são variáveis e, na maioria das vezes, a pessoa pode ter um quadro gripal, como dor de cabeça, febre, dor no corpo, náuseas, etc. É um quadro parecido com a Covid, dengue e chikungunya", detalhou.

Renée disse que um percentual grande das pessoas (15%) pode ter quadro grave da doença, que leva à morte. "Esses podem ter olhos e pele amarelos, sangramento. É necessário tomar os cuidados, uma vez que a leptospirose mata".

A leptospirose pode levar até 30 dias após o contato com as águas de enchentes. Quando os sintomas aparecerem durante o período de incubação, o recomendado é procurar uma unidade de saúde mais próxima e informar que teve contato com a água contaminada.