Saúde

Covid: quem está na UTI não se vacinou ou não completou ciclo vacinal

Infectologista Fernando Maia foi entrevistado na Rede Antena7

Por 7Segundos 22/07/2022 13h01 - Atualizado em 22/07/2022 14h02
Covid: quem está na UTI não se vacinou ou não completou ciclo vacinal
Infectologista Fernando Maia foi entrevistado na Rede Antena7 - Foto: Rede Antena 7

As subvariantes da Covid-19, BA.4 e BA.5, estão circulando em Alagoas e em todo o mundo. O infectologista Fernando Maia falou sobre o assunto em entrevista ao programa Antenados com a Saúde, da Rede Atena7, nesta sexta-feira (22)

De acordo com o médico, elas são subvariantes da variante Ômicron e mais contagiosas. Ele diz que, enquanto, a pandemia de Covid-19, não for controlada, novas variantes e subvariantes vão continuar surgindo.

“Tudo indica, pela história que a gente conhece de outras epidemias, que o coronavírus vai ser mais um vírus entre tantos que vamos ter todo o ano. Vamos sair dessa situação de pandemia, voltar a vida normal, mas, para isso, precisamos melhorar a vacinação. Se não, não vamos sair dessa nem tão cedo, porque esse vírus tem uma grande capacidade de mutação e transmissão”, afirmou.

O infectologista Fernando Maia explica que as subvariantes se espalharam pelo país, principalmente, durante as aglomerações no período de festas juninas. Assim como outros estados, Alagoas também teve um aumento considerável no número de contaminados e de internações.

“A vacina não é para evitar de adoecer e sim de morrer, ou ter a forma grave da doença. Mesmo vacinado, você pode adoecer. Por isso, quem está vacinado precisa continuar usando máscara, com uso de álcool em gel. Quem está no hospital hoje é quem não se vacinou ou não está com a vacinação em dia. Esse é público que tem entrado nos leitos de hospital, leitos de UTI e engrossado as estatísticas de morte”.

Confira a entrevista completa: