Alagoas

Infectologista diz que hospitais alagoanos estão 'preparados' para combater varíola dos macacos

O médico Renee Oliveira acredita que há probabilidade de ocorrer um surto da doença em Alagoas

Por 7Segundos com TV Ponta Verde 27/07/2022 15h03
Infectologista diz que hospitais alagoanos estão 'preparados' para combater varíola dos macacos
O infectologista Renee Oliveira - Foto: Ascom SMS

O chefe do Gabinete de Combate à Covid-19 de Alagoas e médico infectologista, Renee Oliveira, afirmou, nesta quarta-feira (27), que os hospitais alagoanos estão preparados para um surto de varíola dos macacos.

Durante uma entrevista, o médico disse acreditar na possibilidade do estado alagoano sofrer com um surto da doença devido ao crescimento de casos no Brasil, que já acumulou 813 casos desde o meio de junho.

O médico também disse que, apesar de Alagoas ainda não ter registrado casos da doença, o vírus se prolifera com facilidade.

“A variola dos macacos é transmitida através do contato respiratório e também é passada pelo contato físico entre os infectados com não-infectados”

Além disso, o médico também informou que o vírus pode infectar através do contato com objetos de pessoas infectadas, desde talheres e até roupas. Ao recomendar meios de se proteger da infecção, Renee disse que as pessoas podem adotar as mesmas medidas que aquelas usadas para evitar Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento e a higienização do corpo e bens.

De acordo com Renee, a Secretaria do Estado de Saúde de Alagoas (Sesau) já está monitorando o estado sobre possíveis casos da varíola.

“O monitoramento é feito através da notificação, da suspeita do caso pelos municípios de alagoas. Após receber a denúncia, a Sesau vai até o local e faz a avaliação do ponto de vista clínico e laboratorial”

Após essa análise, a secretaria vai confirmar se a pessoa está infectada ou não, caso o resultado seja positivo, o infectado será isolado em sua própria residência ou, caso seja caso grave, será transferido para o hospital de doenças tropicais Dr. Helvio Auto, no Trapiche da Barra, em Maceió.

Sintomas


O infectologista também falou sobre os sintomas causados pelo vírus, recomendando a procura por médicos caso as pessoas sintam esses sintomas:

-
Dor de cabeça;

-
Dor no corpo;

-
Dor na lombar;

-
Febre;

-
Lesões na pele.

Ao elaborar, Renee informou que as lesões aparecem primeiramente como manchas na pele em cerca de três a cinco dias após os primeiros sintomas. As manchas incham ao longo dos dias e, logo após, murcham, quando começam a parecer as lesões causadas pela catapora.