Economia

Mais de 36 mil alagoanos são contemplados com terceiro lote de restituição do IR

A nível nacional, foram mais de 5,2 milhões de contribuintes

Por 7Segundos com Agência Brasil 29/07/2022 17h05
Mais de 36 mil alagoanos são contemplados com terceiro lote de restituição do IR
Aplicativo do Imposto de Renda - Foto: © Marcello Casal JrAgência Brasil

Mais de 36 mil alagoanos foram contemplados com o pagamento do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2022. Ao todo, foram mais de R$ 51,7 milhões pagos a 36.531 pessoas físicas em Alagoas, nesta sexta-feira (29).

Este lote também contemplará restituições de anos anteriores. A nível nacional, foram mais de 5,2 milhões de contribuintes que receberam R$ 6,3 bilhões. Deste total de pessoas, mais de 5,1 milhões são não prioritários que entregaram as declarações de exercícios anteriores até o dia 3 de maio deste ano.

O restante tem prioridade legal, sendo 9.461 idosos acima de 80 anos; 62.969 entre 60 e 79 anos; 6.361 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 29.540 cuja maior fonte de renda é o magistério.

A restituição será paga diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Caso o contribuinte tenha entregado a declaração até 3 de maio e não receber a restituição, deverá verificar se entrou na malha fina.

O quarto lote será pago no dia 31 de agosto e o quinto no dia 30 de setembro. Essas datas são válidas para as declarações processadas e sem pendências. A data de transmissão considerada é a da última declaração transmitida.

Como consultar

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal da internet. Basta o contribuinte clicar no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

Quem não está na lista ou caiu na malha fina pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e verificar se há inconsistências de dados. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.