Saúde

Sobe para oito o número de mortes causadas pela leptospirose em Alagoas

O período avaliado é de janeiro a julho e destes seis foram em Maceió e dois no interior

Por 7Segundos com TV Pajuçara 04/08/2022 16h04
Sobe para oito o número de mortes causadas pela leptospirose em Alagoas
Leptospirose: Infectologista esclarece dúvidas e reforça os cuidados contra a doença - Foto: Secom Maceió

O número de mortes causadas pela leptospirose em Alagoas neste ano subiu para oito. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgados nesta quinta-feira (04). O período avaliado é de janeiro a julho e destes seis foram em Maceió e dois no interior.

O médico infectologista, Renee Oliveira, explicou que é necessário cuidado ao entrar em águas de enchente, que geralmente possuem a bactéria leptospira, causadora da doença. Geralmente, é encontrada na urina do rato, mas também pode ser dos bovinos, cães e outros mamíferos.

Vale ressaltar que a doença não precisa de uma fissura ou ferimento na pele para se espalhar pelo corpo, podendo penetrar a pele íntegra. Um corte apenas facilitaria a contaminação.

“O uso de botas ao entrar em contato com essa água seria o ideal, mas nem sempre é possível. Um saco plástico impermeável pode ajudar muito. Também é importante nunca permanecer muito tempo em contato. Se tiver, a recomendação é lavar o corpo, principalmente a área atingida”, explicou.

Renee disse que é necessário cuidado com os alimentos, não consumir os contaminados. E no momento da limpeza da casa, em casos de enchentes, o recomendado é usar 400 ml de água sanitária para 20 litros de água comum.

O médico ainda alertou que esses números da doença podem ser maiores no estado, uma vez que a enfermidade é confundida com outras patologias por causa de alguns sintomas (febre, dor no corpo, etc), como a dengue, covid-19 e Chikungunya. O ponto de diferença é justamente a água contaminada.