Polícia

Operação da PF cumpre mandados de busca e apreensão contra corrupção em Maceió

Ação é originária do Rio de Janeiro e, ao todo, aconteceu em cinco estados

Por 7Segundos com Ascom PF 17/08/2022 14h02
Operação da PF cumpre mandados de busca e apreensão contra corrupção em Maceió
Operação da PF cumpre mandados de busca e apreensão contra corrupção em Maceió - Foto: Assessoria

A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão em Maceió, nesta quarta-feira (17). Ao todo, a ação aconteceu em cinco estados e faz parte da operação Ártemis, que visa desarticular organização criminosa composta por agentes públicos, empresários e relacionados, que tinha por finalidade a prática de crimes atinentes ao comércio exterior, corrupção, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A operação ocorreu em conjunto à Receita Federal e o Ministério Público Federal (MPF). A investigação teve início em 2020 a partir da comunicação feita pela Receita à PF, após ações corretivas coordenadas pelo órgão fiscal no Porto de Itaguaí, quando foram detectadas condutas suspeitas de servidores e agentes externos.

Com o aprofundamento das investigações, descobriu-se a participação de várias outras pessoas em conluio no contrabando, facilitação de contrabando, tráfico de drogas e lavagem de capitais.

No total foram dois mandados de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, em residências, empresas e escritórios vinculados à organização criminosa. Além das prisões e buscas realizadas, foram sequestrados bens e valores que ultrapassam o montante de R$ 30 milhões de reais.

As ações ocorrem nos municípios do Rio de Janeiro e Itaguaí, no Estado do Rio de Janeiro; Santos e São Vicente, no Estado de São Paulo; Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais; Vitória, no Estado do Espirito Santo e Maceió, em Alagoas.

Em razão da convergência dos investigados, a operação Ártemis se desenvolve, simultaneamente, com a operação Efeito Cascada, deflagrada pela PF em São Paulo, e ambas contaram com a participação de mais de 150 policiais federais por todo o país.